quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PRÓXIMA MARCHA - LOULÉ - 23 - 10-2011

Vai ter lugar no dia 23 de Outubro, pelas 10h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, a Marcha-Corrida Algarve 2011-2012.
As inscrições para a marcha estão abertas até dia 20 de Outubro, e podem ser feitas através de div.juv.desp@cm-loule.pt ou do telefone 289400888.
A Divisão de Acção Social, Saúde e Família da Câmara de Loulé associa-se a este evento e vai promover uma recolha de géneros alimentares para a população carenciada do Concelho, antes do início da marcha. Entre as 09h00 e as 10h00, os alimentos poderão ser entregues no local do evento.
(Retirado do site da CML)
Visitemos então Loulé, o maior concelho do Algarve e um dos maiores do país.Talvez seja oportuno e curioso mencionar aqui a existência na cidade de Loulé de uma das maiores minas de sal-gema do mundo. São 46 km de galerias abertas por perfuradoras entre 230 e 260 metros de profundidade. O transporte do sal é efectuado por camiões que percorrem as enormes galerias, entregando o material aos elevadores que o trazem à luz do dia. São 40.000 toneladas anuais de sal que na sua quase totalidade é exportado. Serve como descongelante das estradas e para rações de animais. Não serve como sal de cozinha, nem para a nossa alimentação, por ser demasiado “salgado”.
Há projectos para a instalação na mina de equipamentos turísticos. Há quem pretenda construir um restaurante, zona de vendas de produtos feitos de sal (candeeiros, esculturas, pisa-papéis, etc). Está previsto, também, a abertura de uma zona de tratamento de algumas doenças, como a asma. A ausência de humidade no interior da mina ajuda à cura e era normal as pessoas, aconselhadas pelos médicos, passarem quinzenas no interior da mina.
Já ali foi realizado um festival de cinema e até um programa de TV, o Prós e Contras.
Pois é, a mina de sal de Loulé é ainda hoje algo de fantástico, não se sabendo onde acaba. Há quem diga que a linha de sal chega até Barcelona, onde existe uma mina semelhante a esta.
Resta acrescentar que a mina foi descoberta acidentalmente. Um furo realizado em Campinas de Cima só encontrou... água salgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário