segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MARCHA DO FERIADO DE 5 OUTUBRO - ALGOZ

Aproveitemos o 5 de Outubro, dia feriado, para comemorarmos o aniversário do dia da implantação da Republica, em 1910, MARCHANDO. Foi nesse dia que a monarquia, que existia em Portugal desde Afonso Henriques, foi derrubada.
E vamos até Algoz rever velhos amigos que, por falta de transporte camarário, já há dois anos que não frequentam as nossas marchas.
Em cima a bandeira nacional como homenagem aos revoltosos de 1910. O modelo da bandeira, que ainda hoje é o mesmo, foi escolhido, entre várias propostas, por uma comissão onde pontificavam os nomes de Columbano Bordalo Pinheiro, João Chagas e Abel Botelho. Este modelo foi oficializado em 19-11-1911. No entanto desde a revolução que se utilizava uma bandeira muito semelhante à que iria ser aprovada e que ainda hoje é o símbolo maior da nossa Republica.
Marchemos então na 4ª feira e recordemos os bravos que acabaram com um regime anacrónico e desactualizado. Hoje as monarquias existentes não têm qualquer responsabilidade governativa e são meros símbolos folclóricos e, por vezes bastante ridículos.

Sem comentários:

Enviar um comentário