sexta-feira, 28 de março de 2014

MUDANÇA DA HORA

No Domingo, à 01h00, temos de adiantar o relógio uma hora. Mas porque é que temos hora de verão? E quem foi que se lembrou disto? Ora vejamos:
Em 1784, quando ainda não existia luz eléctrica, Benjamin Franklin (conhecido pelas suas experiências com a electricidade) propôs adiantar os relógios para que se pudesse aproveitar melhor as horas de sol. No entanto a sua ideia não foi muito bem aceite pelo governo norte-americano de então. Mais tarde, em 1907, foi a vez do inglês William Willett, da Sociedade de Astronomia Real, a tentar a sua sorte junto da sociedade britânica com a mesma sugestão. Mas também não teve sucesso. Mas a ideia foi ficando nas mentes e durante a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha adoptou oficialmente o horário de verão, sendo o primeiro país a fazê-lo.
O grande objectivo do horário de verão é poupar energia, visto que temos mais tempo de luz solar do que no Inverno. 
No entanto, esta medida só funciona nos países que estão mais distantes da linha do Equador onde os dias são sensivelmente iguais às noites durante todo o ano.. É que quanto mais longe, mais longos são os dias e consequentemente obtém-se mais luz solar. 
No nosso país o horário de verão iniciou-se em 1916. No entanto, a mudança de hora nesta altura do ano nem sempre foi cumprida à risca. E, por isso mesmo, durante 14 anos não houve horário de Verão em Portugal. 
Em 1997, o Parlamento Europeu decidiu uniformizar o horário de verão na Europa. 
Actualmente, o horário de verão em Portugal começa a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro, altura em que voltamos a alterar os relógios. 
Durante o horário de Verão é normal haver luz solar entre 18h30m e 20h15m.
Esta alteração de horário pode deixar-nos menos produtivos na escola ou no trabalho durante os primeiros dias, até o nosso corpo se habituar à nova rotina.

No próximo domingo à 1 hora da manhã devemos adiantar o relógio 1 hora e, cuidado para não chegarmos à marcha de Moncarapacho com uma hora de atraso.

Sem comentários:

Enviar um comentário