sexta-feira, 14 de março de 2014

O CANCRO ESSE FLAGELO

O número de casos de cancro e de mortes resultantes da doença vai duplicar nas próximas duas décadas, concluíram investigadores da Organização Mundial de Saúde (OMS).
As estimativas da agência internacional de pesquisa sobre o cancro assentam no envelhecimento esperado e nas previsões de crescimento demográfico para as duas próximas décadas.
Os investigadores concluíram que a incidência do cancro e as mortes daí resultantes são maiores nos países desenvolvidos, cabendo à Europa cerca de metade dos casos, seguindo-se a América do Sul e a Ásia.
Os cancros do pulmão, da mama e colorrectal são os mais regularmente diagnosticados, devendo-se o maior número de mortes aos cancros do pulmão, do estômago e do fígado.  
O cancro do colo do útero e o do fígado são mais comuns nos países pobres, ao passo que o cancro da próstata e o cancro colorrectal afectam sobretudo as nações mais desenvolvidas.  
Para Christopher Wild, director da agência, os dados actualmente disponíveis podem ser úteis no estabelecer de prioridades para o controlo do cancro nas diferentes regiões do planeta.
O que fazer? - pergunta a OMS. A própria OMS responde: PREVENÇÃO, diminuindo o consumo de álcool, parar de fumar, não consumir drogas, evitar a obesidade e o sedentarismo e ... FAZER EXERCÍCIO FÍSICO
O nosso programa de Marcha/Corrida no Algarve contempla, em parte, o último conselho. Certamente que, quem sai da cama num domingo de manhã para andar a pé, também é capaz de andar pelo menos 45 minutos, três vezes por semana, controlar o seu peso e deixar de fumar.

Sem comentários:

Enviar um comentário