segunda-feira, 17 de setembro de 2018

AINDA O JANTAR DO PEGADAS À 4ª FEIRA


Foi o 4º aniversário. No primeiro ano foi a fundação, a dificuldade na implantação, a mudança do local de concentração. No 2º ano foi a alteração de conceitos com a entrada do actual líder o António Santos. No 3º ano o crescimento normal, com novos percursos e imaginação a rodos. No 4º ano, o reconhecimento pelas autoridades locais, a continuação do crescimento, a solidificação do grupo, o reforço da unidade e da amizade entre um núcleo duro muito vasto. 
E pé ante pé, em quatro anos se construiu um grupo informal de marcha/corrida que tem pernas para continuar por muitos mais anos. O Pegadas é reconhecido como o maior grupo informal do Algarve situado numa só localidade. As autoridades locais sabem-no. O convite para participar no Faro Activo é demonstrativo desse reconhecimento. O Pegadas contribui para que muitas centenas pratiquem exercício físico melhorando a saúde e o seu bem estar. Para o Pegadas o sofá só serve para descansar depois do esforço. 
No jantar de sábado sentimos uma manifesta melhoria na relação interpessoal. O grupo está forte, bem unido, a boa disposição transborda. Para nós é um privilégio pertencer a este grupo. 
Parabéns ao António Santos e ao seu adjunto o Carlos Pereira. Foram eles que tomaram o grupo em mãos, transformaram-no, fizeram de um nado morto um ser vivo, forte, saudável e entusiasmante. No discurso do jantar o António afirmou que o incentivávamos a continuar, que lhe aplicávamos choques terapêuticos tendo em vista a sua continuação à frente do grupo. Discordo dessa interpretação. O que dizemos sempre ao António, não é graxa, é sim a constatação de um facto, a necessidade da sua continuação. Dos imprescindíveis está o cemitério cheio. Neste caso não é assim. O António, pela dedicação, pela imaginação (o homem realizou os mais hilariantes e imaginativos eventos que me foi dado ver e já foram milhares que presenciei), pela alternância de percursos no seu combate à monotonia, tornou-se quase imprescindível. 
Foi um 4º aniversário muito digno em que o importante não foi a ementa, o importante foram as relações entre amigos, quase família. 
Continuemos António, intercalemos cidade e campo, mata e estrada, praia e passadiço, árabes, cobras, cordas, escada, torres de Pisa, desfiladeiros. O Pegadas é um verdadeiro serviço publico e já está a merecer uma daquelas medalhas que a Câmara Municipal distribui por quem se distingue no concelho.

1 comentário:

  1. Obrigado Jorge Lopes.
    Apenas procuro fazer o melhor que sei com os meios que tenho ao meu alcance e em simultâneo, ocupar os meus tempos livres em prol das pessoas que gostam de correr e de caminhar pelo concelho de Faro, cidade onde resido.

    ResponderEliminar