quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 12-12-2018

O António Santos resolveu, apelando mais uma vez à sua imaginação prodigiosa, qual produtor televisivo, inventar um concurso para o melhor caldo verde cozinhado por alguns ou algumas elementos do Pegadas à 4ª feira. Não sei se na cabeça dele o importante era descobrir a melhor receita, premiando-a, ou então ter, no final, algo que aquecesse os corpinhos depois do percurso por Faro numa noite gélida. Fica a dúvida se a intenção era simplesmente lúdica ou interesseira. Fiquemos pela primeira hipótese já que o julgamos um homem de uma lisura e desinteresse digno de nota, ou não fosse ele um dos voluntários excelentíssimos do nosso Algarve. Ou então, o sádico António, criou nos subconscientes aquilo que os humanos têm de melhor, ou pior, a vontade de ficar à frente dos outros. Mas o António, sabichão, resolve e muito bem, para não ferir susceptibilidades, nem exacerbar egos, sortear três prémios sem cuidar de saber qual o melhor caldinho. Nós que somos pouco esquisitos com a comida, provámos todos e a minha classificação, se tal me fosse pedido, seria: ganhavam todos, todos diferentes, todos divinais.
Caldo Verde é uma receita tradicional portuguesa e nós que somos uns "trambolhos" a cozinhar e em que a cozinha é a divisão pior da casa - por isso fugimos dali a 7 pés - e que só sabemos fazer umas paupérrimas sandes, resolvemos dar a nossa contribuição ao António. Não cozinhámos caldo verde, mas pesquisámos na Net uma receita para quem também é "trambolho" como nós. Aqui fica: 
– 500 gramas de batatas
– 2 litros de água
– 200 mililitros de azeite
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– 450 gramas de couve portuguesa cortada finamente
– Sal q.b.
– 1 chouriço ou salpicão
Preparação:
– Descasque as batatas, os dentes de alho e a cebola. Lave-os e corte-os em pedaços pequenos para cozerem mais rápido.
– Coloque os ingredientes numa panela ao lume com a água, o sal e metade da quantidade de azeite indicada durante 25 minutos, ou até as batatas estarem bem cozidas. Se quiser um sabor mais intenso, pode colocar duas ou três rodelas de chouriço ou de salpicão também a cozer.
– Enquanto os ingredientes estão a cozer, lave a couve e parta-a em Juliana, mas muito fina.
– Quando os ingredientes da panela estiverem todos cozidos, triture-os com a ajuda de uma varinha mágica. Leve-os novamente ao lume.
– Junte a couve ao preparado anterior e deixe-a cozer durante 15 minutos.
– Enquanto a couve estiver a cozer, pode ir cortando o chouriço ou o salpicão às rodelas.
– Se quiser a sopa com o aspecto tradicional, deve servir em malgas individuais, mais conhecidas como tigelas.
O percurso foi uma visita às iluminações de Natal de Faro com passagem pela Estradinha Funda. Tudo normal, como sempre uma boa escolha, com presença já habitual de muitos. 
Nesta época natalícia, não era a corrida que contava. O caldo verde marchou, o quejinho correu, o vinho deslizou, os barretes do Pai Natal brilharam na noite gélida de Faro. A barraca da Câmara Municipal, emprestada ao Pegadas, por influência do António, foi um porto de abrigo satisfatório.
As fotos estão AQUI.

1 comentário:

  1. Muito bem.
    Para o próximo ano vamos contratar o melhor master-chefe do Algarve para atribuir os fabulosos prémios para os três melhores caldos verdes. É que eu não tive coragem de me pronunciar qual deles os 3 melhores, é que estavam todos divinais.

    ResponderEliminar