quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - OS RESTOS DO NATAL - 26-12-2018

No Pegadas tudo acontece. Neste último evento de 2018, o Pegadas revela-se também um grupo de promoção da reciclagem. Quem não esteve lá talvez pense que houve alguma aula, ou um  "workshop" (como é moda dizer-se hoje) ensinando a melhor forma de separar os lixos? Papeis para um lado, plásticos para outro, lixo orgânico para outro? Não. O Pegadas utiliza outro método mais limpo e eliminador dos restos. O Pegadas levou para este evento as sobras do Natal. Os seus elementos devoraram, a custo e com muito sacrifício (seria?) aquilo que sobrou. O Pegadas não enche os contentores de coisas inúteis. O Pegadas elimina essas coisas. O Pegadas é uma unidade industrial transformadora. O estômago e os intestinos dos Pegadas são as máquinas que transformam a matéria orgânica em algo que nos abstemos de nomear e que alimentam as estações de tratamento, evitando assim o aumento do lixo nas lixeiras municipais. No Pegadas "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", como diria Lavoisier. A Lei de Conservação da Massa, diz que: "numa equação química, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos da reação". Pois é, caríssimos, a massa total do que comeram é igual à massa total do produto produzido, expelido ou absorvido. Lei de Lavoisier aplicada ao Pegadas. Não nos pesámos antes e, claro, que não iremos pesar o produto orgânico final. Era só o que faltava acontecer neste grupo tão inovador e imaginativo. É que hoje até regressámos à infância. Ao chegar ao local de concentração o conselho directivo do Pegadas tinha desenhado no chão aqueles quadrados onde se saltava com uma pedrinha, jogo designado de macaca. O que mais nos acontecerá no ano que se aproxima? 
Depois da macaca visitámos o aeroporto, alguns foram ao Ramalhete, mas todos passaram próximo da estação de tratamento onde se dirigirá o produto final das máquinas transformadoras "made in Pegadas". A alma do Lavoisier ainda andará por ali de balança em punho, já que nós nos recusámos a semelhante acto, pesando os derivados do bolo rei, das empanadilhas, do peru, do leitão e de tudo o que foi devorado pelos estômagos trituradores desta gente, tentando comprovar, mais uma vez, a exactidão da sua teoria.
Mas, esta noite, o Pegadas não foi só corrida e comida. A principal surpresa da noite foi a presença, pela primeira vez num grupo informal de marcha/corrida, do Director Regional do IPDJ, Custódio Moreno. Marchou connosco, comeu connosco e transmitiu-nos num discurso inicial o quanto o exercício físico é benéfico para a saúde e o quanto é importante a existência dos grupos informais na sua promoção no Algarve. Aplaudiu na pessoa do António Santos, o líder do Pegadas, o voluntarismo e a dedicação de quem consegue pôr a correr, todas as semanas, muitas dezenas de pessoas. Elogio merecido. 
As fotos estão AQUI.

1 comentário:

  1. E não só, mas também… Não fique por aí, caro amigo Jorge Lopes. Li o seu texto com muita atenção e não é que me surgiu logo a ideia de num deste próximos eventos, fazer-se qualquer coisa como a(s) balança(s), é que o antes e o depois, as calorias queimadas, será que são iguais à diferença do resultado do antes e do depois! Um dia destes vamos fazer essa experiência inédita. Como se faz? Logo se saberá.

    ResponderEliminar