domingo, 9 de dezembro de 2018

MARCHA DE ALVOR - DIREITOS HUMANOS - 09-12-2018


A 10-12-1948 a ONU resolve adoptar a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece os direitos básicos dos cidadãos, depois de um período em que muitas barbaridades foram cometidas durante a 2ª guerra mundial e especialmente pela Alemanha nazi. O Secretário Geral das Nações Unidas encarrega o canadiano John Peters Humphrey de esboçar um documento que seria a estrutura dorsal, depois de analisado e completado por representantes de inúmeros países, do que ficaria conhecido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento não tem características oficiais nem assumiu a forma de lei, mas foi adoptado por muitos países nas suas Constituições. É essa importante declaração que agora faz 70 anos, que estivemos a homenagear com esta marcha de Alvor. Simultaneamente decorrem em cerca de 40 nações mais de 170 eventos comemorativos da data. Em Portugal, além da nossa marcha decorreram marchas semelhantes em Braga, Coimbra, Odivelas e Portalegre. 
Em Alvor tivemos, mais uma vez, uma excelente marcha, num local paradisíaco, com passagem pelo belíssimo passadiço, que como todas outras do nosso calendário, além de serem um hino à pratica do exercício físico, são também uma manifestação de unidade, camaradagem e respeito pelos outros, integrando-se no espírito que preside à Declaração que homenageámos. 
Portimão mobilizou-se em força, com 12 colaboradores da Câmara Municipal, 13 do corpo de escoteiros e ainda 10 elementos do IPDJ.
O aquecimento inicial foi feito pela Liliana de forma competente e muito divertida.
A presença do Presidente do IPDJ, Vitor Pataco, da Presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes e do Director Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno vieram dar um cunho oficial a este aniversário. Temperatura excelente sol radioso contribuindo para o enorme sucesso desta marcha.
As fotos de hoje estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário