quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - TALEFE DA GONDRA - 27-02-2019

Sempre a surpreender. Quem diria que algures ali no meio de nenhures havia um marco geodésico, um pinoco ou um talefe com o nome sugestivo de Gondra. Aprende-se muito no Pegadas. 
Antes, num passado bem recente, Faro não tinha alternativas aos habituais percursos, sempre os mesmos, dentro da cidade. Agora há caminhos, vielas, veredas, matas, descampados, talefes. Um fartote. É um Faro reinventado.
Pois é, este talefe desconhecido, este pináculo, este símbolo fálico, existe e indica o ponto mais alto daquela região. Um dia alguém tomou a dispendiosa decisão de espalhar marcos geodésicos de norte a sul de Portugal. Serviam para sinalizar pontos altos, para marcar coordenadas geográficas em conjugação com outros marcos vizinhos, mas hoje também servem para os caminhantes irem até lá acima e olhar em redor. 
A Wikipedia diz-nos que há 3 tipos de marcos. Transcrevemos o que ali diz:

"A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem – pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem – cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem – cilindro + cone distando 5 a 10 km"
Vivendo e aprendendo. O Pegadas é um livro aberto em que não se exercitam só as pernocas. As células cerebrais também contam.

A actividade de hoje meteu também barras energéticas que o António arranjou não sabemos onde. O homem tem razões que a razão desconhece. Aquela cabecinha pensa e pensa e pensa e hoje revelou-me que anda a germinar algo que porá toda a mata a cantar qual grupo coral de 300 elementos. Um segredo que só ele sabe mas que já nos está a criar água na boca. 
Falta acrescentar que estiveram na escuridão daquele parque de estacionamento, para visitar um talefe desconhecido, 178 marchantes/corredores.
O minuto de silêncio em memória do Rogério Oliveira, de 62 anos, dos Mexe-te Mó, cujo funeral se realiza amanhã, dia 28, em Olhão, foi a manifestação do respeito pelo bom homem que ainda novo nos deixa. 
Vejam as fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário