quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA/MEXE-TE MÓ/PIRILAMPOS DE MONCARAPACHO - APITO O COMBOIO - 29-02-2019

"O Comboio Apitou Três Vezes" filme realizado por Fred Zinnemann, em 1952, hoje um clássico, com Gary Cooper e Grace Kelly (essa, a princesa), retratava a saga de um xerife a defender a sua cidade de uma quadrilha de malfeitores, sem a ajuda dos seus cobardes habitantes.
Hoje o nosso comboio não apitou 3 vezes. O nosso comboio quase esgotou a lotação, levava dentro 3 xerifes, o António, o Helder e a Paula, não isolados como Gary Cooper, mas acompanhados pelos seus concidadãos. No Pegadas, no Mexe-te Mó e no Pirilampos não há cobardes, nem falta de solidariedade e se o comboio apitou 3 vezes isso não foi audível tal a miscelânea de ruídos, conversas, gargalhadas, risos. Não houve qualquer vislumbre da presença de malfeitores. Para lá no cavalo de ferro, para cá a "butes". Invenções saídas da imaginação do Helder Oliveira como já foram outras do António Santos e seu "secretário" Carlos Pereira, estas entre o Parque das Cidades e Faro. Formas de inovar ou tentativas frustradas de diminuir o défice da C.P? 
Desta vez pacificou-se uma cidade, agitou-se uma vila, afastaram-se as quadrilhas que poderiam andar por ali, conjuraram-se os fantasmas dos caminhos, vielas, praias daquele feliz percurso entre a Fuseta e Olhão. O Gary Cooper derrotou os malfeitores, nós derrotámos as falsas crenças de não sermos capazes.
Cobardes? Não. Corajosos? Sim. Coragem em enfrentar um percurso de 10 km bordejando a Ria Formosa, visitando locais por onde nunca pensariam passar de noite, vencendo uma distância considerável, unindo duas localidades. Foi a união entre farenses e olhanenses, hoje cidades unidas, cimentando relações amigáveis, afastando rivalidades estúpidas de séculos passados. 
As fotos estão AQUI.

1 comentário:

  1. Foram 197 "bandidos/as" que esgotaram por completo as duas carruagens da automotora.
    Um obrigado à organização dos "Mózinhos" e ao repórter fotográfico, Jorge Lopes.

    ResponderEliminar