sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CUIDADOS COM A SAÚDE - O AZEITE

A origem da oliveira remonta a períodos antes do aparecimento do homem. Calcula-se que a sua origem se situa na Ásia Menor muito provavelmente na Síria ou na Palestina.
O azeite é o produto derivado da azeitona, constituído em 99,9% por lípidos tendo um alto teor de vitamina E e polifenóis.

Vantagens e desvantagens do azeite:
A dieta mediterrânea tradicional está associada a um baixo risco de doença cardiovascular e o azeite desempenha um papel fundamental nesta protecção. De facto, os ácidos gordos monoinsaturados do azeite ajuda a baixar o LDL (mau colesterol) e eleva o HDL (bom colesterol), beneficiando a saúde cardiovascular.
A vitamina E os polifenóis evitam a oxidação e protegem a integridade de diversos componentes celulares, e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares. Além desta função antioxidante, os polifenóis têm uma acção anti-inflamatória e anticoagulante, ajudando na protecção contra o cancro do cólon e contra a osteoporose.
Os lípidos do azeite são bem digeridos pelo organismo e, quando presentes no intestino, têm um leve efeito laxante e estimulam a actividade da vesícula biliar na produção de bílis, ajudando a proteger contra os cálculos biliares.
O azeite suporta temperaturas muito elevadas (até 210º ou 220º) sem degradação substancial dos seus componentes. Permite, assim, ser utilizado em todas as formas de confecção culinária sem ocorrer a formação de substância nocivas à saúde, como acontece com outras gorduras.
Apesar dos benefícios para a saúde, não se esqueça que o azeite é uma gordura e, por isso, tem um elevado valor energético. Um consumo excessivo de azeite pode também ter desvantagens, nomeadamente o aumento de peso.
Como comprar e conservar
De acordo com o método de produção, existem vários tipos de azeites, sendo os azeites virgens os mais comuns. Nesta categoria, estão ao dispor do consumidor os seguintes azeites:
• Azeite virgem extra - Azeite virgem com uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 1 grama por 100 gramas.
• Azeite virgem - Azeite virgem com uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 2 gramas por 100 gramas.
• Azeite virgem corrente - Azeite virgem com uma acidez livre, expressa em ácido oleico, não superior a 3,3 gramas por 100 gramas.
Dentro da vasta gama de azeites disponíveis no mercado, deve eleger o azeite de acordo com a utilização culinária a que se destina. Os azeites virgem e virgem extra são especialmente recomendados para consumir em cru, para temperar e para utilizar em doçaria e sobremesas, por terem um sabor mais suave. Enquanto que o azeite virgem corrente, é uma óptima opção para fritar alimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário