quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MUDANÇA DA HORA

Atrase o relógio 1 hora  dia 31, último domingo de Outubro, às 2 horas da manhã.
Com vista a facilitar os transportes e as comunicações, a União Europeia legislou de modo a harmonizar completamente o calendário do período da hora de Verão, introduzindo uma data e uma hora para esta mudança, em todos os Estados-Membros.
O que é a hora de Verão?
«Período da hora de Verão» é o período do ano durante o qual a hora é adiantada 60 minutos em relação à hora do resto do ano.
Quando é que acontece essa mudança?
O período da hora de Verão tem início à 1 hora da manhã, do último domingo de Março (adiantando os relógios de sessenta minutos) e termina à 1 hora da manhã, do último domingo de Outubro, (atrasando-os de sessenta minutos).
Porque muda a hora?
Com vista a facilitar os transportes e as comunicações foi introduzida, em todos os Estados-Membros, uma data e uma hora comuns para o início e o fim do período da hora de Verão. O período que os Estados-Membros consideram mais adequado vai do final de Março ao final de Outubro.
Esta é a posição oficial da União Europeia. Acrescentaria, contudo, que a mudança da hora relaciona-se com o consumo de energia. É que se mantivessemos a hora de Verão, às 9 horas ainda não se via o sol e às 7 horas ainda se viam as estrelas o que implicaria ir para o trabalho de noite cerrada. No Verão, se se mantivesse a hora de Inverno, seria dia claro às 22 horas. Esta situação teria reflexos na produtividade e um adiamento na necessidade de ir para a cama.
Assim neste sábado às 2 horas da madrugada deverão atrasar os vossos relógios em sessenta minutos. Ou, como é evidente, atrasem-nos logo ao deitar. Terão assim mais uma hora de sono e comparecerão na marcha de Vale Silves bem dormidos e cheios de força.

Sem comentários:

Enviar um comentário