segunda-feira, 16 de junho de 2014

EM JEITO DE BALANÇO

O Programa Nacional de Marcha/Corrida no Algarve, nesta época de 2013/2014, atingiu um nível que podemos considerar muito bom. Algumas marchas foram mesmo excepcionais quer pelo número de participantes quer pela excelência da organização (Faro, Portimão, Monchique). As restantes, salvo uma excepção que não evidenciaremos aqui, alcançaram um bom nível, pela preocupação da escolha dos percursos e pelo esforço na logística. Lamente-se a irresponsabilidade de Vale Silves e de Messines que anularam, unilateralmente, as suas marchas sem motivo justificado. A experiência de se substituir um domingo por um sábado, em Estoi, também não correu muito bem (os habituais não compareceram) apesar da boa organização. A considerar novamente, se se mantiver também a marcha no domingo.
Façamos, agora, uma breve análise à presença de autocarros nas marchas.
Salvo algum erro de controlo nosso, à nossa ausência em duas marchas e à dificuldade em verificar quem está presente, devido à dispersão dos locais de estacionamento (ex. Faro e Portimão, que não controlámos) fica aqui o que conseguimos apurar:
Albufeira  -  8 presenças
Alcoutim  -  4
Aljezur    - 11
C.Marim   -  0
Faro        - 25
Lagoa      -  0
Lagos      -  8
Loulé       -  6
Monchique-13
Olhão       -16
Portimão   - 2
S. Brás     -16
Silves        - 1
Tavira       -  4
V. Bispo    -  4
VRSA        -  1
A Câmara de Faro, com dificuldades económicas conhecidas, consegue estar em quase todas as marchas, enquanto outras, como Castro Marim e Lagoa, conseguem o pleno pela negativa. Também Silves, Portimão e VRSA não merecem elogios. 
Resta-nos aguardar, que, para o ano, agora que os novos autarcas já "tomaram o pulso" às suas autarquias, o panorama seja diferente.
E eis que a missão que nos propusemos para esta época já está, mal ou bem, cumprida. Fizemos o que a nossa disponibilidade, vontade e incompetência nestas lides (não somos fotógrafo nem jornalista) nos permitiu. Foi com alegria e vontade de vos ajudar e de contribuir para tornar as nossas marchas mais conhecidas. É com satisfação que verificamos que por esse Algarve proliferam inúmeras iniciativas e, estou certo, que foi graças às nossas marchas, que cada vez mais gente corre e caminha. Vamos, neste Verão, aparecer nalgumas dessas iniciativas de que daremos conhecimento prévio aqui. Espero que alguns nos acompanhem, para que, em Setembro, estejam em forma para reiniciar aquilo que mais gostamos: marchar em conjunto, divertindo-nos, ao mesmo tempo que cuidamos do físico.
Vão aparecendo por este vosso blog. Ele não entra em férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário