domingo, 22 de junho de 2014

TODOS A CAMINHAR NA NOITE MÁGICA DE S. JOÃO - 24 de JUNHO ÀS 6h00

Em boa hora a Câmara Municipal de Tavira e a CPSE (Casa do Povo de Santo Estevão) vão recordar antigos rituais que se realizavam quando do Solstício de Verão, organizando uma marcha, com início na Praça da Republica, passagem nas Quatro Águas, interior da cidade e regresso ao local de partida. A concentração tem de ser antes do nascer do sol (nasce às 6H12) para podermos assistir ao esplendor do seu nascimento. Vai ser lindo participar e aqui o velhote vai tentar saltar do vale de lençóis de madrugada e tentar lá estar para assistir, marchar e fotografar. 
O solstício ocorre duas vezes por ano, em Junho e em Dezembro. Este ano o solstício de Verão é no dia 21, sábado, às 10H51, sinalizando a entrada do Verão. Este dia é também o dia mais longo do ano, assim como no solstício de Inverno ocorre a noite mais longa do ano. A marcha é a 24 (terça-feira), mas tal não retira espectacularidade ao acontecimento, dada a curta distância entre as duas datas. A Câmara quis aproveitar a noite de S.João e fez bem, até porque no sábado há por aí muitos bailaricos.
O solstício de Verão é muito festejado por esse mundo. Em Stonehenge, Inglaterra, local mítico, reúnem-se milhares de pessoas adorando deuses fictícios, evocando espíritos o mesmo acontecendo em muitos locais e até em Portugal.
VAMOS EMBARCAR NESTA AVENTURA? É NA TERÇA FEIRA, DIA 24 ANTES DO NASCER DO SOL.

Sem comentários:

Enviar um comentário