sábado, 11 de agosto de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - 5º ANIVERSÁRIO - PRAIA DO BARRIL - 10-08-2018



Foi hoje. As palavras do Luís Santos retratam a história e não acrescentamos mais nada:
"É HOJE! 5º Aniversário

Tudo começou a 9 de Agosto de 2013, noite de Lua Cheia e maré bem vazia por volta das 21:00. 
Tudo começou com "Então e se fossemos correr à noite ali no Barril?"
Criou-se um evento no Facebook, alguns clicaram "Vou" e, na data anunciada, lá fomos de carro a pensar pelo caminho "Se calhar não aparece ninguém".
Mas apareceram. Dez. Foram 10 que decidiram ir correr à noite. Saíram para correr ali de Pedras Del Rey e foram até ao molhe na ilha de Tavira. Aí pararam para admiram o céu e cheirar a maresia. Voltaram aos carros com ar satisfeito e, de imediato, colocaram a seguinte questão: "Então e se repetíssemos na próxima 6ª Feira".
E assim foi, a repetir todas as 6ª Feiras até hoje. Foram 261 semanas de eventos (menos dois que tiveram de ser cancelados por causa do tempo). 
Dos 10 chegámos aos 20. Depois aos 50. Até ao número 100, que parecia impossível. E continuámos a subir até aos 200, 300, 400, 1000 e até aos 2500.
No total, já foram muitos milhares de visitantes nestes eventos a correr ou a marchar.
Há caras que nunca mais vimos. Há caras que se vão mantendo. Há caras sempre novas.
Em 2015 tivemos o máximo de adesão. Depois, foi sempre a descer. Agora, os números estão a estabilizar e é provável que assim se mantenham para 2019.
Num distrito, de Barlavento a Sotavento, onde só um pequeno grupo se atrevia a correr à noite, os Quarteira Night Runners, eis que se dá uma reviravolta positiva nos hábitos de vida de muitos algarvios.
Aquele "maluquinho" que corria sozinho à noite passou a estar acompanhado por muitos. E um grupo informal deu lugar a muitos outros, quase 20, a fazer eventos de corrida/marcha por todo o Algarve.
Os que pouco ou nada corriam ou marchavam, ganharam o hábito de fazer isso de forma regular. Outros quiseram ir mais longe e lançaram-se em provas competitivas.
Criaram-se muitas e boas amizades. 
Muitos descobriram um Algarve que desconheciam. Paisagens lindas, cheiros e sensações que vão ficar para sempre na memória dos que têm participado nestes eventos.
Hoje comemoramos 5 anos.
O futuro é sempre uma incógnita. Mas se continuarmos a ver pessoas a correr ou marchar de forma regular, seja a que hora for, seja onde for, então, podemos dizer, com orgulho, que contribuímos para fazer algo positivo neste Algarve, mesmo que isso, na maior parte das vezes, passe despercebido ou seja ignorado de forma intencional por muitos.
Uma coisa é certa. Começámos com 10 e nunca imaginámos que isto pudesse ter uma dimensão tão grande. 
Tem sido um prazer partilhar com todos esta "Fantástica Aventura Desportiva Nocturna"

Sem comentários:

Enviar um comentário