quinta-feira, 23 de agosto de 2018

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - CAMINHO ÁRABE - 22-08-2018


A APOLOGIA DO SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS
As marchas do Programa Nacional de Marcha/Corrida obrigam à existência de seguro de acidentes pessoais. Essa é uma exigência do IPDJ e tal seguro já foi utilizado algumas vezes devido a acidentes acontecidos durante os eventos. Quem corre ou marcha, está sujeito a quedas causadas pela distração ou pelos acidentes orográficos dos percursos. 
A proliferação dos grupos informais de marcha/corrida veio trazer à tona esse problema, pela falta de enquadramento oficial dos seus eventos. Tratam-se de grupos já essenciais à prática do exercício físico e constituem uma realidade que é necessário preservar e regular. Sabemos que o IPDJ tem tentado, por todos os meios junto dos seus serviços centrais, o enquadramento destes grupos, constituindo os mesmos em pontos de treino ou corrida e tentando negociar com as seguradoras um seguro de grupo que abrangesse, a nível nacional, todos os que participassem nos grupos informais. 
O lider do Pegadas à 4ª Feira, António Santos, também preocupado com este problema, elaborou um email dirigido ao IPDJ, na sequência de uma reunião com o responsável do PNMC, a solicitar uma solução no que concerne ao seguro. Sabemos que o assunto está a ser tratado a nível nacional, mas não sabemos se terá um final satisfatório dada a complexidade do mesmo.
Ontem à noite, no evento do Pegadas, o azar bateu à porta, apesar do percurso plano e não perigoso, de três dos nossos companheiros. A Madalena, a Arminda e o Tibério tropeçaram e sofreram pequenas escoriações. Tal facto veio disparar em alguns, e bem, o problema do seguro de acidentes pessoais. 
Será talvez a altura de encarar este seguro com seriedade e solicitar às companhias de seguro propostas individuais de seguro ou então aguardar as notícias DO IPDJ que até aqui tem tido alguns problemas em conciliar todos os interesses envolvidos.
PENSEMOS NISSO AGORA A SÉRIO. FALEMOS NISSO EM PRÓXIMO EVENTO. QUEM TIVER IDEIAS QUE AS EXPONHA, POR FAVOR. NÃO DEIXEMOS AO LIVRE ARBÍTRIO DE CADA UM O QUE É UM PROBLEMA DE TODOS.

1 comentário:

  1. Sim. Aguardemos serenamente a resposta positiva ou negativa do IPDJ. Consoante a sua decisão, que gostaríamos fosse brevemente, assim se procederá em conformidade. Até lá, cada qual fará o que melhor entender, sabendo-se que somos um grupo informal e que é muito, mas muito difícil fazer um seguro abrangente a um universo de participantes que nunca se sabe quantos são, a não ser depois de ocorrer o evento. Não é fácil e já contatei várias companhias de seguros que nem resposta dão ao assunto.
    Neste momento, a única Empresa disponível para o efeito é através da Let´s Go Run, mas iremos aguardar com muita calma a decisão final do IPDJ para podermos avançar.

    ResponderEliminar