quarta-feira, 29 de agosto de 2018

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - SÃO JOÃO DA DEGOLA - 28-08-2018

Em verdade, em verdade vos digo, que esta designação tão sugestiva de São João da Degola, me deixou um pouco perplexo. Que raio é que o António anda para aqui a inventar? Já tinha ouvido esse singular e sangrento nome atribuído a uma corrida ali para a outra ponta do Algarve, mas só agora é que resolvi vasculhar por aí e tentar chegar ao seu verdadeiro significado. Chapéus há muitos e Joões também. Mas da degola? Raio de nome este que sugere cabeças para um lado e corpos para o outro. 
Parece que o João Baptista, filho do sacerdote judeu Zacarias e de Isabel prima de Maria, mãe de Jesus, se isolou no deserto, talvez para meditar, alimentando-se de gafanhotos e ervas (seria chinês o homem? e no deserto onde só há areia havia gafanhotos e ervas?). Não interessa agora escalpelizar o que é que o João fez que incorreu na ira da Salomé, princesa judia, que exigiu do seu tio Herodes, esse o tal que lavava as mãos a todo o momento, a cabeça do JB. Tipa difícil e de maus fígados a  Salomé. E, como diria o Artur Albarran, a tragédia, o drama e o horror, aconteceram. A 29 de Agosto lá cortaram a cabecinha do João Baptista. E, vejam bem, por todo o lado nos dias de hoje, em pleno século XXI, há festas e rituais recordando, triste e sádica recordação, a degola do João, com banhos purificadores, que também, além de comer gafanhotos, mergulhava as cabecinhas dos crentes nas águas do rio Jordão, sendo ele o percursor do baptismo dos dias de hoje. Reza a lenda que o Jesus, não o Jorge (esse converteu-se a Alá, ou aos petrodolares), mas o Cristo também foi baptizado por ele, o que é muito estranho visto que o JC, sendo o filho unigênito de Deus, não necessitaria de ser baptizado porque ele já era perfeito e sem mácula. Enfim "razões que a própria razão desconhece" como diria o filósofo Pascal. 
O Pegadas também festejou a data. Não houve banho purificador (parece que só o António mergulhou no mar ali para os lados do Gigi e hoje vai apresentar-se à esposa com uma aureola pairando sobre a sua santa careca), não houve degola, chegaram todos com as cabecinhas em cima dos esbeltos ombros, mas houve exercício fisico e isso é que importa. Que se lixe a Salomé, a sádica, o João comedor de gafanhotos e outras histórias, que a ausência da TV, dos jornais e de quem soubesse ler e escrever, atravessaram séculos de boca a boca com a devida e normal adulteração. Só acredita quem quer e daí não vem nenhum mal ao mundo.
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário