quarta-feira, 14 de novembro de 2018

AINDA A MARCHA DE 14-10-2018, ANULADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA REAL DE STO ANTÓNIO


Se bem se lembram a marcha, integrada no Calendário Regional do IPDJ, a realizar em 14-10-2018, foi anulada por iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real de Sto António e, devido a essa anulação unilateral, foi o IPDJ a proceder à sua organização. As razões da anulação foram amplamente explicadas AQUI . Uma leitura atenta ao que foi escrito permite formar uma opinião sobre o que a Câmara Municipal de VRSA, pretende, um mês depois, realizar  e que tivemos conhecimento através de um seu comunicado.
Transcrevemos esse comunicado:
Boa tarde
Encarrega-me a Sra. Presidente da Câmara Municipal de comunicar a V. Exas. que o Grupo Delta Cafés, no âmbito do seu projeto social "Tempo para Dar" convidou o Município de Vila Real de Santo António a aderir à realização de uma Caminhada Solidária, sendo o valor angariado oferecido a uma instituição, causa e/ou projeto.
Sendo os meses de Outubro e Novembro, períodos em que se assinala a consciencialização para as problemáticas do cancro da mama e da próstata, respetivamente, o Município de Vila Real de Santo António definiu que a entidade beneficiária seria a Associação Oncológica do Algarve, uma vez que a mesma tem vindo a desenvolver trabalho relevante junto de pessoas com doença oncológica e suas famílias.
A referida caminhada irá realizar-se no dia 25 de Novembro (domingo), entre as 10h e as 13h, com partida da Praça Marquês de Pombal. A caminhada terá dois percursos (um de 11Km e outro de 7Km), sendo que cada participante poderá optar pelo que preferir.
As inscrições, com um custo de 3€ e podem ser feitas junto das seguintes pessoas/entidades:
· Divisão de Ação Social do Município de Vila Real de Santo António
· Jardim Funcional – Professor Fábio Moreno
· Centro de Marcha e Corrida – Professora Marlene Cortez
· Atividades desportivas da Junta de Freguesia de Vila Real de Santo António – Professor Nuno Ferreira
· Santa Casa da Misericórdia – Educadora Filipa Gomes
· Juventude Basquetebol Clube – Professora Ana Cabrita
· Associação Cuicos em Monte Gordo
· Professora Sónia bessa - Zumba
· Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1370 – Sra. Ana Gomes
· Junta de Freguesia de Monte Gordo
. Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela
Venham participar, ajudar não custa nada…
Obrigada.
Com os melhores cumprimentos
Patrícia Rodrigues
Chefe da Divisão de Ação Social
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Praça Marquês de Pombal
Email: patricia.rodrigues@cm-vrsa.pt
Telefone: 910 890 007
Perante o transcrito fica-nos alguma dificuldade em justificar e explicar a actuação da Câmara Municipal mas vamos tentar:
1-Em 14 de Outubro a anulação da marcha, sem o acordo do IPDJ, deveu-se a dificuldades financeiras das Câmara que estaria sujeita a intervenção do FAM (Fundo de Apoio Municipal). Recorde-se que a Câmara não esteve presente nem enviou qualquer técnico à marcha desse dia, sendo ela integralmente realizada pelos funcionários do IPDJ, que evitaram assim um vazio injustificável, com prejuízo daqueles que, nesse domingo, por desconhecimento, se dirigiram a VRSA. O fantasma do FAM pairava sobre aquelas cabecinhas e ninguém da Câmara poderia aparecer porque o famigerado FAM poderia saber e cortar o financiamento necessário à recuperação financeira.
2-Um mês depois a Câmara vai realizar uma marcha à revelia do seu parceiro IPDJ e coincidente com a marcha do calendário, em Carvoeiro, prejudicando esta e violando toda a justificação apresentada um mês antes.
Impõem-se as seguintes perguntas:
-No espaço de um mês a Câmara já resolveu os seus problemas financeiros?
-O FAM já abandonou o programa de apoio porque a Câmara já respira uma situação financeira invejável? Se assim fôr sugere-se ao ministro das finanças a contratação imediata de toda a vereação da Câmara que, no espaço de um mês, resolverá toda a situação do país posicionando-o ao lado da Alemanha e do seu invejável superavit.
-Os cafés Delta, entidade privada, são mais importantes que o IPDJ?
-Os técnicos e funcionários da câmara já estão autorizados e disponíveis, com os consequentes pagamentos de horas extraordinárias, a realizar esta marcha a um domingo?
-A Associação Oncológica do Algarve teria analisado bem esta muito particular situação?
-Que contrapartidas terão sido entregues pela Delta para que a Câmara Municipal fizesse uma inversão ao que no mês passado afirmou?
-Não seria muito mais agradável e bonito a CM de VRSA sugerir à Delta outra qualquer marcha do calendário, com mais presenças, beneficiando a própria entidade beneficiária, a AOA, com a justificação que deu quando da marcha de 14-10-2018?
Ficam as interrogações. Fica também a enorme vergonha por verificarmos que certas entidades não merecem .............. hum! ficamos por aqui para não violarmos os ensinamentos de educação que sempre imprimimos neste blogue.
Fica o cartaz da tal marcha solidária para melhor informação. 


1 comentário: