quarta-feira, 21 de novembro de 2018

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 21-11-2018

No regresso à nossa "Sede Social", uma atitude periódica e benfazeja, não compatível com qualquer costume ou tradição, mas afirmativa da origem do grupo - a cidade de Faro. Algumas incursões pelos arredores, sempre desejadas por todos,  permitem-nos uma internacionalização inter-concelhia, já que o concelho vizinho de Loulé se inicia pouco depois da entrada no portão do Ludo e é invadido pacificamente, pelo Pegadas, com alguma periodicidade. Convém esclarecer os que não o sabem, que o concelho de Loulé quase nos "abarbata" a totalidade do Ludo e metade daquela que designamos Ilha de Faro. Quando por ali passarem reparem num marco, à direita do paredão e logo a seguir ao portão, limitador do concelho de Faro e iniciador do concelho de Loulé. 
Mas hoje fomos bairristas e só passámos em territórios farenses, num percurso quase totalmente urbano, abraçando a nossa cidade e circulando em seu redor, com passagem por um túnel de canas e uma ponte que ninguém conhecia com excepção do nosso Cristovão Colombo, o descobridor António Santos. O homem deve ter um ADN do Vasquinho da Gama ou do Pedrocas Alvares Cabral.
É bom este intervalar de praia, paredão, mata e Montenegro. As freguesias vizinhas são algo distantes e a marcação de percursos aí, poderiam ser desmotivadoras para um grupo que preza sobretudo (quando não há chouriças) a prática do exercício físico.
E, pronto, foi o regresso a "penates" e mais uma vez foi bom. E porque não haveria de ser?
As fotos estão AQUI.

1 comentário:

  1. Pois é, caríssimos "navegantes" por mares, digo, "terra" nunca antes andado! Lá fomos e descobrimos e dobrámos por fora, a pista de atletismo de Faro. Até fomos descobrir uma ponte minorca de madeira, que deu um certo gozo de passar por ela. Venham mais.

    ResponderEliminar