quarta-feira, 7 de novembro de 2018

DISPONIBILIDADE DE AUTOCARROS DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARO

Na sequência de inúmeras perguntas que nos foram dirigidas por utentes do autocarro da Câmara Municipal de Faro, fizemos este email ao Ex.mo Presidente e recebemos a resposta do responsável, Prof. Vitor Filipe. Transcrevemos para conhecimento dos marchantes de Faro:

Faro,  30 de Outubro de 2018

Ex.mo Snr. Dr. Rogério Bacalhau
Presidente da Câmara
FARO
 C/conhecimento ao Vice Presidente
Ex.mo Senhor
Na nossa missão de colaboração, de há muitos anos, com o IPDJ no que respeita ao acompanhamento do Programa Nacional de Marcha/Corrida e do seu Calendário Regional, quer através de colaboração directa, quer através do blogue e página de Facebook de que somos responsáveis, somos confrontados, por vezes, com dúvidas e problemas dos utentes desse programa.
Nesta época de marchas, 2018/2019, temos sido abordados por residentes de Faro e habituais frequentadores do programa, reclamando pela ausência do habitual autocarro fornecido pela nossa Câmara.
Depois de investigarmos as razões de tão estranha e inabitual ausência, chegamos à conclusão que tudo se deve à inexistência de contrato cujo concurso teria sido recusado, em Assembleia Municipal, com uma empresa privada, que engloba a exploração das piscinas e o apoio às marchas dominicais.
O funcionamento da Câmara e a entrega de actos de gestão a privados, não são, obviamente, da nossa competência, mas a preocupação com o bem-estar e com o apuro físico, com repercussões na saúde, dos nossos companheiros munícipes, já nos preocupa.
Assim, tomamos a liberdade de nos dirigirmos a V. Exª, a pedido de alguns munícipes, para:
1-Retomar a normal frequência das marchas dominicais independentemente de qualquer concurso. Não vemos como a Câmara Municipal, entidade gestora da sua frota automóvel, não possa tomar decisões em nome de um concurso que se realizará, ou não, não sabemos quando. O que sabemos é que a utilização dos autocarros para outras actividades, desportivas ou outras, não está sujeita a condicionalismos semelhantes.
2-Aproveitemos também este ensejo para manifestar a nossa estranheza pelo regulamento, velho de anos, que ainda restringe a uma faixa etária a partir de, creio, 65 anos, a utilização do vosso autocarro. Isto provoca um desperdício de lugares já que por vezes, o autocarro vai meio cheio, quando deveria, à semelhança de outras autarquias, proporcionar o máximo de utilização. 
3-Sugerimos, permita-nos o abuso da sugestão, a reforma desse anacrónico regulamento, que tantas restrições coloca a uma actividade tão importante como é o apoio à actividade física e à melhoria que essa actividade traz aos nossos concidadãos.
4-Para conhecimento das inúmeras pessoas que se nos dirigiram a solicitar esta intervenção, reservamo-nos o direito da sua publicação nos locais indicados acima.
Com os melhores e respeitosos cumprimentos.
Jorge Lopes

Resposta da CM FARO:

Exmo. Sr. Jorge Lopes

Na sequência do vosso e-mail, datado de 30 de Outubro, relativo ao assunto em epígrafe, informamos para  efeitos de esclarecimento, o seguinte:

- As deslocações às marchas inscritas no calendário regional são parte integrante do “Projeto Sénior Ativo” implementado há mais de 20 anos em Faro. Todas as atividades são naturalmente enquadradas por técnicos superiores devidamente acreditados para o efeito de acordo com a legislação desportiva em vigor, que nos últimos 10 anos têm vindo a ser fornecidos pro diversas empresas/entidades que concorrem de uma forma transparente aos sucessivos concursos públicos lançados por esta Autarquia com vista à prestação de vários serviços desportivos, nos quais se incluí o projeto sénior e o acompanhamento às marchas.

- O “Projeto Sénior Ativo” conta com uma média de inscrições na ordem dos 700 utentes, o que naturalmente impõe a regulamentação de todas as atividades. A participação nas marchas através de autocarro camarário está condicionada a utentes já aposentados e não, como menciona na sua comunicação, a mais de 65 anos. Ainda assim, já temos preparado uma sistema de listas de espera  para que se preencham as vagas nos autocarros em caso de desistência.

Por fim, informo que já se encontra em fase final de concurso o procedimento de prestação de serviços desportivos que colocará os técnicos para que todos os serviços funcionem dentro da normalidade, pelo que esperamos ter notícias brevemente.

Para qualquer dúvida não hesite em contactar os serviços desportivos através dos contactos em rodapé.

Com os melhores cumprimentos,
Vítor Filipe
Chefe de Divisão
Câmara Municipal de Faro
Largo da Sé

8004-001 Faro, Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário