sábado, 18 de maio de 2019

LET´S GO RUN/CORRIDAS À 6ª FEIRA - VALE DO LOBO - 17-05-2019




Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.
(António Gedeão)
O sonho é uma constante da vida e hoje sonhámos com a realidade, sentando-nos em qualquer pedra, ao lado de lagos e ribeiros mansos, afagando pinheiros altos, agitando o verde e oiro, desinquietando aves que gritam em bebedeiras do azul dos lagos vizinhos. 
O professor Rómulo de Carvalho (o poeta António Gedeão) parece dedicar, por antecipação, o poema "Pedra Filosofal" ao evento de hoje. O percurso deste Vale de Lobo turístico, é belíssimo, variado, entusiasmante. O verde dos campos de golfe e do arvoredo que os rodeia, o oiro da praia, o cinzento das casas, a animação da praça central, o ar turístico que ali se respira, convida a, pelo menos uma vez por ano, a uma visita. Para nós chega essa visita para sonharmos como o poeta. "O sonho comanda a vida e sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança, como bola colorida entre as mãos duma criança". 
São poucos os que concretizarão o sonho de viver, um dia, naquelas paragens. Invejamos o verde, mas não invejamos o dia a dia, longe do bulício, longe do anónimo povo e do carinho dos amigos, das tertúlias dos cafés, da sã convivência, da solidariedade que pouco abunda naquelas paragens e que muito se sente noutros locais, mais quentes de calor humano. 
Mas é sempre bom subirmos um pouco acima da chinela. Apreciaremos mais, assim, o que de bom a nossa vida simples nos dá. 
O evento de hoje, foi a tal bebedeira de verde e azul. Não vai haver ressaca, vai haver a satisfação de termos visitado, a primeira e ultima vez este ano, um local turístico, com pouca população fixa e muita população flutuante. 
O percurso foi o habitual, sempre belo e merecedor da importância da visita do povo marchante e corredor. Honrámos o local, colocámo-lo, uma vez no ano, ao nível onde deve estar, uma zona aberta a todos. Levámos vento e frio, mas deixámos 1.111 afectos (as presenças de hoje) e calor humano. E deixámos também bons hábitos, o fornecimento de água potável da torneira, fornecida em copos de papel. 
Valeu a pena. 
Parabéns ao Let´s Go Run, na pessoa do imaginativo Rui Costa e ao associado Corridas à 6ª Feira, na pessoa do Osvaldo Serro e do homem por detrás da cortina, mas sempre omnipresente, hoje também presente, o Luís Santos. E um agradecimento especial aos eternos voluntários, nas marcações, na distribuição de camisolas, nos pontos sensíveis e na recolha do material. Não indicamos nomes porque corríamos o risco de esquecer alguém. Fica essa justa divulgação para o Rui ou o Osvaldo. 
É sempre agradável passear pelo Vale do Lobo. Mas só uma vez por ano. 
É que "eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento". 
As fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário