domingo, 5 de maio de 2019

MARCHA DE SILVES - SILVES TOUR - 05-05-2019

O Silves Tour é um programa de promoção da actividade física que anualmente de realiza no primeiro domingo de Maio, coincidindo com o dia da mãe. Engloba um passeio de bicicleta, a mini mamã e uma marcha incluída no calendário regional do IPDJ. No que diz respeita à marcha/corrida, que é o que interessa ao  âmbito deste blog, talvez tenho sido a marcha mais frequentada de todos os Silves Tour já realizados. Foram cerca de 1.100 as presenças que, mais uma vez, visitaram alguns dos locais mais emblemáticos da histórica e belíssima cidade de Silves, sem descurar a passagem pelos arredores sempre com o castelo, vigilante, lá ao longe, como se vigiasse alguma incursão inimiga em terras do Xelb antigo, ou como protector dos algarvios de hoje que o veneram e admiram. 
O Silves Tour tem sempre uma vertente solidária. O valor recolhido pela venda das camisolas, acrescido de 5.000 euros disponibilizados pela Câmara Municipal, reverteu a favor de uma associação merecedora dessa escolha. Hoje foi a vez e muito bem, da Casa do Povo de Messines e do seu projecto "Sorrir M" de apoio a pessoas com necessidades especiais. O M de mudança, ou de mágico e porque não de Messines, é um projecto que partiu da Junta de Freguesia e que a Casa do Povo abraçou com paixão. Os incapacitados e os deficientes têm hoje, em Messines, algo que os faz cidadãos de pleno direito. Encontraram o apoio e o amor na sua Casa do Povo. Belíssimo e comovente projecto. 
A organização da marcha foi perfeita. Marcações irrepreensíveis, voluntários a esmo espalhados por tudo o que eram cruzamentos, passagem pelo interior do castelo sempre interessante e nunca repetitivo ou aborrecido. Em suma, foi uma jornada gloriosa, um convívio quase familiar entre todos, calor humano quanto baste, bombos divertidos com o Clube da Batucada, tudo perfeito. 
Na pessoa da Rosa Palma, presidente do município, um agradecimento muito especial a todos os que nos proporcionariam uma inesquecível manhã. 
Nota final: ideia excelente (já praticada na marcha de Tavira) de eliminação das garrafas de plástico substituídas por cantis. mas, há sempre um raio de um mas nestas coisas. Os cantis distribuídos são de alumínio. Ora o alumínio liberta partículas toxicas (dizem os entendidos) que prejudica a saúde. Talvez fosse de pensar num material que não oferecesse duvidas. 
Fotografias AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário