quarta-feira, 30 de outubro de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - CINCO ROTUNDAS DA QUINTA DO LAGO - 30-10-2019

Cinco Rotundas em pleno paraíso dos dólares, libras e ouro? Que atrevimento António Santos! Passar por ali assim em modo de pelintrice, tentando devorar caminhos e ruas, ladeando moradias apalaçadas, apetecendo ficar por ali, absorvendo o cheirinho da fartura, tentando nunca chegar ao fim perpetuando o gozo dos ventos que ali vivem, qual Zenão e o seu famoso paradoxo. 
Zenão era um filósofo grego do século V antes de Cristo, especializado em contradições ou paradoxos. Um deles, o mais famoso, ficou conhecido como o de Aquiles e a tartaruga. Numa corrida entre Aquiles e uma tartaruga, Aquiles, generoso como era e ciente da sua superioridade, resolve dar um pequeno avanço à tartaruga. Mas, segundo Zenão, apesar da manifesta superior velocidade da Aquiles, ele nunca alcançará a tartaruga, porque sempre que ele percorre determinado espaço, a tartaruga também andou mais um pouco. A cena repete-se infinitamente, por mais curtos que forem os espaços percorridos, isto é, sempre que Aquiles percorre um espaço a tartaruga também andou mais um pouco, tornando impossível a Aquiles ganhar a corrida.
As cinco rotundas da Quinta do Lago foram vencidas contrariando Zenão. Que saibamos todos chegaram ao fim apesar de Zenão, em outro dos seus paradoxos, ter afirmado que uma flecha, disparada para um alvo, nunca o atinge, porque a flecha percorre, em cada momento, espaços cada vez menores e essa sucessão de espaços cada vez mais pequenos impossibilita a chegada ao alvo. 
Aqui no Pegadas não há Zenões. Há sim Zesins e o Zenão aqui não se safava por muitas rotundas que espalhasse nos nossos percursos. Os 179 corredores/marchantes borrifaram-se para o Zenão e todos chegaram ao fim. 
O faltoso da semana passada apareceu e bateu umas fotos que podem ser vistas AQUI.

1 comentário:

  1. Nesta noite de Outono, nem um ventinho "zenia", só se ouvia o "zenar" da máquina fotográfica do Zenão Jorge Lopes.
    Meu caro amigo, obrigado pelo texto e pela reportagem fotográfica.

    ResponderEliminar