quarta-feira, 4 de março de 2020

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 04-03-2020

Aquele anfiteatro, que já nos recebeu algumas vezes, parece ter como única finalidade receber o maior grupo informal de marcha/corrida de Faro. Calculamos que a ideia da sua construção seria ali efectuar eventos culturais ou desportivos, mas a concretização da ideia, a justificação dos custos, a manutenção do espaço envolvente e das bancadas, não indicam qualquer utilização útil. Porquê então a sua construção?  Às vezes temos a sensação que as entidades decisoras têm umas "massas" disponíveis que é preciso gastar, ou então, em vésperas de eleições, resolvem fazer obra a todo o custo para que o votante, ao ver as máquinas a terraplanar e os operários afadigados, pensem que o seu autarca é um "gajo" fantástico e que até faz obra.
Mas deixemo-nos de análises sociológicas e falemos da corrida de hoje. Foi, mais uma vez, agradável, num misto urbano e rústico. Andámos, em parte, por mares nunca dantes navegados, mas também pisámos vias conhecidas sem o risco de encontrarmos algum Adamastor, que Fernando Pessoa imortalizou no seu "Mostrengo". Lembram-se desse poema? Vão ler, que vale a pena. Deixo a primeira estrofe:
"O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»

Comentava com o António que ele seria o homem que melhor conhecia os arredores de Faro, já que, hoje, mais uma vez descobriu novos caminhos. Segundo ele passámos pelo coração da Ria Formosa. A Ria Formosa é um sapal que vai do concelho de Loulé até ao concelho de Vila Real de Sto António. Oh! António, então o coração fica no concelho de Faro? Ele saberá porquê. Uma das nossas queridíssimas marchantes dizia, ao passar por nós, que este percurso deveria ser repetido quando o horário de Verão estiver em pleno. Concordamos totalmente.
E pronto, está cumprido, noite cerrada, mais uma verborreia em que este blog é useiro e vezeiro. 
As nossas desculpas pelo abuso e os agradecimentos pela vossa paciência.
As fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário