quinta-feira, 12 de março de 2020

O VÍRUS, O CALENDÁRIO REGIONAL DO IPDJ E OUTROS

Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos, a maioria com 20-300 microns de diâmetro, apesar de existirem vírus gigantes de (0.6–1.5 µm), que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla.  
As partículas virais são estruturas extremamente pequenas, submicroscópicas. A maioria dos vírus apresentam tamanhos diminutos, que estão além dos limites de resolução dos microscópicos ópticos, sendo comum para a sua visualização o uso de microscópios electronicos. Vírus são estruturas simples, se comparados a células, e não são considerados organismos pois não possuem organelas ou ribossomos, e não apresentam todo o potencial bioquímico (enzimas) necessário à produção de sua própria energia metabólica. Eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios (característica que os impede de serem considerados seres vivos), pois dependem de células para se multiplicarem. Além disso, diferentemente dos organismos vivos, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. A partir das células hospedeiras, os vírus obtêm: aminoácidos e nucleotídeos; maquinaria de síntese de proteínas (ribossomos) e energia metabólica.
(Retirado da Wikipedia)
Todo este arrazoado, retirado da Net, serve para se perceber o quanto a arrogância da raça humana, a sobranceria e superioridade que ela evidencia, se pode vergar ao ser descrito atrás, um ser parasita, só visível por um sofisticado microscópio electrónico.
Perante o poderio de um vírus tudo é afectado, a economia mundial, a saúde publica, a liberdade de deslocação, a fuga à socialização. Um vírus é incapaz de crescer em tamanho, mas é capaz de nos matar ou de nos reduzir a um estado de terror. Perante ele todos os poderosos do mundo se vergam, todos se fecham dentro das suas miseráveis quintinhas, todos são subservientes. O ser pequeníssimo reduz-nos à nossa pequenez, à nossa insignificância.
É este minorca que faz com que tudo seja cancelado, desde campeonatos mundiais, espectáculos culturais e desportivos, veículos de ensino e de lazer. 
É este parasita, que, ao nosso nível, obrigou o IPDJ, responsavelmente, a cancelar o seu Programa Nacional de Marcha/Corrida, na sua vertente algarvia, até ao final do mês. 
Foi este parasita que, em sequência e responsavelmente, os grupos informais de marcha/corrida cancelaram os seus eventos até que o miserável resolva abrandar a sua virulência.
Não o vemos, mas alguns vão senti-lo e a nossa obrigação é preservarmo-nos para não servirmos de auto estrada á viagem entre nós e os nossos amigos e companheiros de corridas e de vida.
Ficamos à espera do reencontro livres do sacana que nos inferniza a vida.
Votos de saúde e felicidade a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário