sábado, 20 de outubro de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - MATO DE SANTO ESPÍRITO - TAVIRA - 19-10-2018

Nos idos de 69 fui parar a Tavira, depois de uma entrada em Mafra e um estágio delicioso em Lamego. Andei por lá 4 anos, calcorreando a Mata de Sta Rita, as salinas, Sta Catarina da Fonte do Bispo e os arredores da cidade, acompanhado pelos futuros sargentos milicianos a quem transmitia, na minha função de oficial miliciano, alguma capacidade física e, porque não dizê-lo, algum espírito sádico próprio daqueles conturbados tempos. Mas de espíritos só conhecia os que iam nas nossas solidárias cabecinhas de militares temporários. Mato de Santo Espírito nem vê-lo nem conhecê-lo.  E eis que o Corridas à 6ª Feira descobre este Espírito, pareceu-me com muito pouco mato e muito cimento e tijolo, e 50 anos depois uma nova realidade tavirense nos surge inopinadamente. Ai se eu soubesse da existência deste santificado mato. Outros sadismos teriam acontecido, bem mais etéreos e celestiais e talvez menos sádicos dada a natureza do dito cujo.
Pois lá andámos pelo Mato sem Santos e sem Espíritos, com muitos mortais pecadores com excepção daqueles, talvez um ou dois, que hoje se confessaram e que apareceram imaculados de auréola resplandecente brilhando sobre as suas cabecinhas. Os outros pejados do pecado da gula, da inveja e de cobiçar a mulher do próximo, andavam por ali e o espírito não os atentou talvez porque estes pecados não serão assim tão graves. Não vejo onde está o mal em cobiçar a mulher do próximo desde que respeitemos o próximo, ou em comer algo mais substancial, como a bifana no final, ou em invejar o Mercedes da querida menina que nos transportou no regresso. A religião tem de se reformar e transformar estes pecados em diminutos pecadilhos.
Depois desta incursão por terrenos obscuros e do domínio do espiritual e para evitar alguma excomunhão fatal, voltemos à corrida/marcha. Foi uma boa organização do Clube Desportivo do Vale Caranguejo, outro topónimo excêntrico mas muito longe do nome celestial e mais próximo da realidade terráquea. Marcações irrepreensíveis, voluntários a esmo (17). Muito bem esteve a direcção do clube composta por onze elementos e todos eles mulheres. E esta heim!
As fotos de hoje estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário