sábado, 27 de outubro de 2018

CORRIDAS À 6ª FEIRA - O HOMEM

LUÍS SANTOS
Irving Wallace escritor americano, nascido em Chicago em 1916, foi autor de muitas obras, algumas delas passadas para a 7ª arte e transformadas em enormes sucessos de bilheteira. 
Um desses livros, publicado em 1964, intitulava-se "O Homem" e ficcionava a morte inesperada do Presidente dos Estados Unidos sucedendo-lhe no cargo o  Presidente do Senado, um afro-americano, algo impensável naqueles tempos. Irving Wallace foi premonitório porque, anos depois, a presidência é ocupada, pela primeira vez, por um afro-americano, nascido em 1961 três anos antes da publicação do seu livro. No "O Homem" o presidente, devido à sua raça, é contestado, mas consegue impor-se pela competência, humanidade e inteligência. 
Lembrei-me deste livro a propósito de outro homem, este sem problemas de racismo retrógrados e sem ser contestado, mas a propósito, de um mandato de anos, em que implementou um grupo de marcha/corrida que se tornou um exemplo para todo o Algarve e dando origem a diversos grupos informais locais, que assumiram como finalidade principal a promoção da actividade física para todos, em todo o Algarve, em simultâneo com as marchas dominicais do IPDJ até àquela data as únicas existentes.  
Luís Santos é esse homem. Não terá um Irving Wallace a eternizá-lo, mas terá o agradecimento de milhares pelo que criou, realizou e provocou.
A história daquele 8 de Agosto de 2013 já foi por demais contada. A história dos eventos seguintes e já foram 273, ficará na memória de cada um. O inscrever as noites de 6ª feira no horário da nossa vida semanal, já é um hábito.
Devemos ao fundador do Corridas a melhoria da condição física de muitos. Os benefícios para a saúde, a poupança para o Serviço Nacional de Saúde e para as nossas carteiras nunca serão possíveis contabilizar, mas será possível imaginar.
Nesta hora de passagem de testemunho, anunciado hoje, para o Osvaldo Serro (outro homem digno da pena do Irving Wallace) ficam os agradecimentos sinceros para o Luís por tudo o que fez, pelo rasto que deixa, pelos hábitos saudáveis que ajudou a implementar e que nunca mais sairão do dia a dia dos residentes no Algarve. Tal como Martin Luther King disse um dia, "I have a dream" o Luís Santos pode também dizer algo semelhante: "I had a dream".  Um tinha um sonho o outro teve um sonho. Ambos os realizaram. 
OBRIGADO LUÍS SANTOS.
(Na foto, uma escolha significativa, o Luís com o enorme atleta Carlos Sá)

Sem comentários:

Enviar um comentário