quarta-feira, 3 de outubro de 2018

FARO. PEGADAS À 4ª FEIRA - 03-10-2018

Luzes na Clareira - mas que título tão sugestivo e poético. Esperávamos uma miríade de luzes espalhadas por uma clareira rodeada de floresta virgem, cerrada, verdejante e quase impenetrável. Mas para aquelas bandas tal não é possível. O fogo passeou-se por ali e ainda não houve tempo para a regeneração verde. Então pensámos que seria uma clareira ou uma série de clareiras ligadas pela imaginação do António. Um espaço limitado por coisa nenhuma, mas imaginado por um visionário que já deu provas de ser isso mesmo, um imaginativo fértil, produtivo, surpreendente. 
Este périplo desta noite fez-nos recordar o grande Almada Negreiros. Não resisto à transcrição deste pequeno texto:

"Pede-se a uma criança: Desenha uma flor! Dá-se-lhe papel e lápis. A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém. Passado algum tempo o papel está cheio de linhas. Umas numa direcção, outras noutras; umas mais carregadas, outras mais leves; umas mais fáceis, outras mais custosas. A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu. Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais. Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas: Uma flor! As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor! Contudo a palavra flor andou por dentro da criança, da cabeça para o coração e do coração para a cabeça, à procura das linhas com que se faz uma flor, e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas. Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares, mas, são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor"!

Talvez o António seja como a criança do mestre Almada. Deram-lhe uns terrenos, propôs-se a construção de uma clareira, pensou, realizou e na cabeça dele a clareira estava lá. O interessante é que nós também imaginámos essa clareira. As luzes dos marchantes, ao longe, delimitavam-na em substituição da inexistente floresta. Talvez seja com estes terrenos que Deus faz uma clareira. Pelo menos o António Santos faz. E bem.
Quanto ao restante percurso foi bem esgalhado (disseram eles, os das luzes), como sempre.
Fotos AQUI.

1 comentário:

  1. São com pequenas coisas que se constrói o "mundo", com sonhos, com palácios, com ilusões, se vai subindo a escada estreita até chegar onde se pretende. Hoje, 158 luzes deram a volta à suposta clareira, e viam-se as luzes em circulo numa noite bem escura, passando por trilhos desconhecidos. O "Pegadas" é assim.
    Maravilhosa noite, maravilhosa caminhada/corrida.

    ResponderEliminar