quarta-feira, 10 de abril de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - APITA O COMBÓIO - 10-04-2019


No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada,
Uns por verem rir os outros
E os outros sem ser por nada —
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...
(Fernando Pessoa)

Não foi de Queluz à Cruz Quebrada, mas do Parque das Cidades a Faro. Foi a terceira edição do Apita o Comboio. 
O Fernando Pessoa, se fosse vivo, teria no Pegadas uma fonte de inspiração tal a diversidade de eventos preconizados por este grupo. No poema do Comboio Descendente, Pessoa parece ser premonitório. É que no nosso comboio vinha tudo à gargalhada. Pessoa falha quando diz que uns riam por nada e outros por verem rir os outros. Puro engano pessoano. Todos riam porque gostavam, por puro gozo.
O percurso foi o habitual, o mais provável, o do regresso a Faro.
Regresso às fragas de onde me roubaram.
Ah! Minha serra, minha dura infância!
Como os rijos carvalhos me acenaram.
Mal eu surgi, cansado, na distância.
(Miguel Torga)

O comboio com o Fernandinho e o regresso com o Miguelito. 
O Pegadas é um poema que não rima mas que funciona certeiro como um relógio suíço.
O António marcou, desta vez de automóvel, desmarcou fechando a coluna. Dá trabalho? Dá e muito. Estamos a ficar sem tempo e ninguém se chega à frente? Que tal um comité de apoio? Um conselho de Administração composto por alguns que se revezariam? 
O Pegadas vai desaparecer? Não pode.
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário