segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

COOL RUNNERS - LOULÉ - 10-02-2020

Temos um carinho muito especial pelos Cool Runners de Loulé, porque com pezinhos de lã, sem alardes, sem espavento, lá vão mantendo um grupo unido, conquistando aderentes de evento para evento. O seu líder João Serafim, homem sereno, de uma macieza de caracter que ultrapassa qualquer obstáculo, pensa percursos, organiza, marca, diversifica, explica. Loulé não tem muitas alternativas de trilhos de terra batida que são do agrado de quase todos os que se dedicam a estas lides. Sendo a Câmara Municipal com maior orçamento do Algarve, tem possibilidades que não estão ao alcance da maioria e assim têm os seus caminhos pavimentados, beneficiando as populações (ainda bem) mas retirando aos amantes das corridas a possibilidade de pisar caminhos e veredas virgens de alcatrão. 
Hoje fizemos o percurso Santuário/Cadoiço, dois pontos emblemáticos, um como polo religioso, outro como um ponto obrigatório de visita da sinalizada Rota da Água. Estivemos a fotografar nestes dois locais, com tempo para nos envolvermos na singularidade do que nos rodeava. O Santuário, qual sentinela vigilante da cidade, exerce sobre quem ali está, olhando para a antiga capela e para o novo edificio cónico e moderno, uma profundas pressão psicológica, mesmo para um não crente, que nos fez recordar uma canção, de que recomendo uma pesquisa pelo Youtube, de um desaparecido, mas ainda vivo, cantor de intervenção, o Luís Cília, cuja letra de Carlos Cunha dizia nos primeiros versos:
Na capela ogival das tuas mãos
Eu quero erguer uma oração à vida.
Que o sol seja mais quente, os homens mais irmãos
E para sempre a escravidão remida.
A ponte dos Álamos, sobre a ribeira do Cadoiço, remodelada pela Câmara, é o ponto de paragem nº 2 da Rota da Água. Pena que a construção de duas casas por cima de parte da ponte tenham ocultado dois talha-mares e um arco de escoamento de água. Passem por ali e vejam uma gravura da ponte sem a violação posterior e comparem com o que hoje ali existe. Interessante o que estas visitas nocturnas nos enriquecem e os Cool Runners são, além de um grupo promotor do exercício físico, um veículo de transmissão de cultura da cidade de Loulé.
Obrigado João Serafim pela paciência, disponibilidade e perseverança em manter, com o mesmo entusiasmo inicial, este grupo. Um aplauso também para o Luís Lourenço, beirão, mas convertido ao Algarve, colaborador valioso do grupo, sempre disponível na ajuda ao líder.
As fotos de hoje estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário