quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 05-02-2020

NOCTURNAS EM FARO. O Pegadas já merecia um evento com este nome.  
Em meados do Sec XIX um dos maiores génios da música, Frédéric Chopin, compôs 21 mini peças para piano que hoje fazem, obrigatoriamente, parte do reportório de qualquer pianista de renome e que são denominadas de NOCTURNOS. 
Hoje este blog estreia-se nestas coisas da musica clássica e coloca aqui, em homenagem ao Pegadas, um desses Nocturnos, o nº 20, interpretado pela Maria João Pires.
Não sabemos se na cabeça do António Santos, ao nomear o evento de hoje de Nocturnas em Faro, se lembrou dos Nocturnos de Chopin, mas o Pegadas, como grupo informal de marchas, do alto da sua vetusta idade, qual sinfonia de inspiração atlética, já merecia que um qualquer compositor lhe dedicasse também um nocturno, seria o 1º de muitos que ainda o grupo irá viver, fugindo assim à mediocridade do Toy e quejandos, do "toda a noite", ou do famoso "pimba, pimba" do Emanuel. O evento de hoje foi um hino à cidade, uma ida e uma vinda ao longo da costa marítima (ou da via férrea que tão horrivelmente nos separa do mar) bem gozada por 169 atletas que arrostaram com algum vento e frio. Convém não esquecer que a nossa sede social é no Teatro das Figuras e aí começou e acabou o Nocturno de hoje. Diz-me o António que já está a congeminar uma aventura mais acima com trilhos novos e subidas velhas, rodeando a canzoada que quase o atacaram nas suas deambulações pela Goldra. Enquanto aguardamos fiquemos com a Maria João Pires:

1 comentário:

  1. É importante salientar que esta marcha - corrida é agora dedicada à Senhora Maria João Pires.
    Gostei.

    ResponderEliminar