quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 19-02-2020

Diz o dicionário Priberam que o verbo serpentear significa arrastar-se como a serpente, mover-se sinuosamente, em ziguezague. O Pegadas serpenteou hoje qual anaconda, uma das cobras maiores do mundo que chega a pesar 200 kg e medir 6 metros. A cobra Pegadas, não venenosa, amiga dos humanos, bem relacionada com outros animais, inofensiva, rastejou pelo Passeio Ribeirinho, ziguezagueou no Monte da Ria, atravessou a estrada do aeroporto, voltou para trás na ponte pedonal da 125, introduziu-se na Malvada e aninhou-se, finalmente, cansada, suada, no Teatro Municipal. Foi uma volta, uma voltinha, vai para ali, volta para aqui, anda para a frente, volta para trás. Uma serpente.
Este Pegadas é um espectáculo como diz o gordo, agora magro. O Pegadas serpenteia, ondula, rasteja, salta e corre. Uma maravilha. Pena é que a anaconda, em breve, possa atingir a fase metamórfica e se transforme naquela  borboleta que voava, voava e não mais voltava. Talvez congelando alguém para o ressuscitar tempos depois. A criogenia ainda não responde às necessidades de alguns que julgam poder ressuscitar um dia, mas há outros que em vida dão o que têm de melhor e, com enorme pena, se afastam depois de cumprirem uma louvável missão. Que pena não podermos utilizar a criogenização e obrigar o corpo congelado a se dedicar só ao Pegadas, retirando-lhe a vida pessoal, os anseios, os sonhos. Pena muita pena, a nossa criogenia vai congelar o Pegadas. Pode ser que haja algum cientista que descubra a forma de manter em corpo diferente a mesma dinâmica e entusiasmo.
Noite linda, suave e fria hoje, noite antecipando o que aí vem, noite em que pairava no ar "A Insustentável Leveza do Ser". "Procuramos sempre o peso das responsabilidades, quando o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade" (Milan Kundera).
Foram 166 os presentes, que serpentearam e receberam a triste notícia da futura retirada do líder. É a vez de alguém se chegar à frente e fazer algo pelos outros. Não precisa ser congelado, basta encarar o voluntariado com amor e carinho e o Pegadas agradece.
Fotos AQUI.

1 comentário:

  1. Verdade. Vamos lá todos arranjar uma solução viável para o grupo do "Pegadas". Conversem...
    O tempo passa a correr.

    ResponderEliminar