quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - O TRILHO DAS BRUXAS - 26-02-2020

Estavam todas juntas
Quatrocentas bruxas
À espera à espera
À espera da lua cheia

Estavam todas juntas
Veio um chibo velho
Dançar no adro
Alguém morreu
(José Afonso)
O Pegadas, pela mão do António Santos, tem utilizado alguns originais temas, na nomeação dos seus eventos, que além do significado que possuem nos possibilitam transformar este blog, dando-nos pontos de partida, em algo pseudo-cultural, que não só um blog dedicado exclusivamente à promoção do exercício físico. O corpo precisa de exercício, a mente também, quanto mais não seja pelo afastamento do Alzheimer.
Este tema das bruxas dá "pano para mangas".
As duas quadras acima do José Afonso, servem de pontapé de saída.
O António escolheu para a realização deste evento a fase quarto crescente da lua, ainda no seu início, pelo que tivemos uma noite bem escura e propícia ao calcorreio do trilho das bruxas (o António disse-me que existe mesmo, por ali, um trilho com esse nome). Sendo a fase da lua cheia a mais amada das bruxas (repare-se na quadra acima) porque, dizem elas ou eles, tem um poder magnífico sobre as suas actividades potenciando-as, o quarto crescente é considerado uma fase muito positiva, porque os rituais que se realizam nessa fase têm mais probabilidades de serem bem sucedidos. É nesta fase que se devem iniciar novos projectos e implementar novas ideias. 
Fica bem neste blog um pouco de história. Vamos a isso.
As 20 bruxas de Salem, nos EUA, em 1692, executadas pela prática de feitiçaria, deixaram marcas na história. A histeria alastrou pela Europa e durante 3 séculos as perseguições às bruxas, deixaram um rasto de 60.000 mortes, entre queimadas, enforcadas ou afogadas. A publicação de um livro terrífico, uma espécie de manual de caça às bruxas, de seu nome Malleus Maleficarum (O Martelo das Feiticeiras) da autoria de dois padres católicos dominicanos alemães de seus nomes Heinrich Kramer e James Sprenger, que mereceu a aprovação do Papa Inocêncio VIII, foi o ponto de partida do derramamento de sangue desencadeado pelos Inquisidores em que tudo era heresia e ateísmo. Este livro é considerado um dos mais sanguinários da história tal as consequências que teve. Hoje tal livro está proibido pela Igreja e os seus autores excomungados o que não deixa de ser de espantar já que outro Papa o autorizou. A infalibilidade papal tem algumas excepções.
O que é de espantar é que as relações entre a Igreja e a bruxaria não foram sempre de ódio. Se formos ao Antigo Testamento verificamos que o Rei Saul procurou a bruxa de Andor para, através dela, comunicar com o profeta Samuel e também durante muitos anos, com o beneplácito da Igreja, as bruxas eram consideradas curandeiras e aceites na sociedade.
Na Galiza, na vizinha Espanha ainda se cultiva o culto de Santa Columba. Columba era uma bruxa do Sec. IX a quem Jesus apareceu e convenceu à conversão o que ela fez mas nunca deixando de ser bruxa. Foi decapitada e hoje é considerada a Santa Padroeira das Bruxas, protegendo as consideradas boas e combatendo as más. 
E pronto, muito resumidamente, aqui fica a história universal da bruxaria que o António Santos, abençoado seja ele, livre de maus olhados, nos apresentou hoje naquele maravilhoso percurso, semeado, a espaços, de lençóis que não assustavam ninguém, nem essa seria a ideia, mas que ornamentavam e justificavam o nome dado ao evento.
Andámos pela mata das Gambelas, local propício a reuniões secretas das mafarricas, mas como não estávamos em lua cheia, não encontrámos nenhuma, excepto as tais imitações engraçadas, que mencionámos atrás, provenientes da mente preversa do António. Bruxas nem vê-las, excepto as nossas queridíssimas e belíssimas bruxinhas que nos enfeitiçam e nos fazem adorá-las semana após semana. 
"No creo en brujas, pero que las hay, las hay" diz o ditado espanhol. Pelo sim pelo não, confessamos, humildes e reverentes, com dedo indicador cruzado com o dedo médio, que não acreditamos na sua existência, mas que elas existem, existem. 
As fotos, CHIÇA, estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário