domingo, 14 de outubro de 2018

MARCHA DO IPDJ EM VILA REAL DE STO ANTÓNIO - 14-10-2018

Os condicionalismos que presidiram à realização desta marcha, obrigam-nos a um breve intróito. Vamos a isto:
Parece haver um programa denominado FAM (Fundo de Apoio Municipal) cuja finalidade é a recuperação das Câmaras Municipais em rotura financeira, em linguagem mais popular, falidas e sem dinheiro nem para mandar cantar um pobre cego. Digamos que este famigerado FAM e servindo-nos de uma analogia, talvez exagerada, é uma espécie de Troika que entra pelas Câmaras Municipais em situação difícil e impõe regras e procedimentos que elas têm de cumprir, tendo em vista a sua recuperação financeira. 
Parece ser esta a situação da Câmara Municipal de Vila Real de Sto António. Os motivos dessa situação não são do nosso conhecimento, nem nos compete a nós escalpelizar. 
Com este preâmbulo chegamos aquilo que nos interessa, a realização da nossa marcha integrada no Calendário Regional do IPDJ, que foi definido em Julho deste ano e que mereceu a candidatura de VRSA e a aceitação do IPDJ, por se tratar de uma marcha tradicional, bem organizada e num local paradisíaco. 
Então porque é que, no título deste post, aparece Marcha do IPDJ em Vila Real de Sto António? Estranho não é? Onde fica aqui a Câmara Municipal de VRSA?
Apetece agora sermos cínicos e, sucintamente, debitarmos algo que nos assalta à nossa mente.
1-Parabéns à Câmara Municipal por, na 2ª feira dia 8, ter avisado o IPDJ do cancelamento da marcha no que seria uma imposição do tal FAM, porque o investimento a fazer violava o programa dessa pseudo troika.
O IPDJ, como entidade responsável pelo calendário, compreendeu os condicionalismos da Câmara e, responsavelmente e como tem de responder por todo o Algarve e pelo cumprimento integral do calendário, afirmou que compreendia o problema da Câmara, mas que iria com os poucos meios que dispõe, realizar ele, IPDJ, a marcha. 
2-Parabéns à Câmara Municipal por na 3ª feira ter colocado no Facebook, na página do Centro Municipal de Marcha Corrida do seu concelho, um cartaz anunciando que a marcha iria ser cancelada (cartaz esse já apagado e bem, mas tarde e a más horas - o estrago já estava feito). Repare-se que um dia antes o IPDJ afirmou-lhes que iria realizar a marcha.
3-Parabéns à Câmara Municipal por ter enviado email a todas as Câmaras do Algarve a comunicar o cancelamento da marcha, provocando a desprogramação de autocarros de algumas, como foi o caso de Albufeira, Portimão e Olhão (se falhamos por excesso ou defeito, nesta informação, agradeço nos corrijam). Repare-se, afirmamos novamente, que a Câmara sabia da organização da marcha pelo IPDJ.
4-Parabéns à Câmara Municipal por ter colocado um dos seus técnicos a telefonar para algumas (confirmado por nós), ou todas as Câmaras do Algarve (desconhecemos quantas), na tentativa de desmobilização das pessoas e das autarquias. 
5-Parabéns à Câmara Municipal por ter influenciado os seus próprios moradores e utilizadores do Centro Municipal de Marcha/Corrida (estes estão sempre presentes nas marchas do concelho, envergando, orgulhosamente, as suas camisolas) a não comparecerem nesta marcha (não vimos por lá nenhum e se estava, estaria incógnito). Desconhecemos se houve influência directa, mas o que sabemos e vimos é que o Centro Municipal de marcha Corrida não esteve presente (os Centros são uma criação do IPDJ e o criador merecia melhor atenção).
Em conclusão:
A Câmara Municipal, segundo a nossa opinião, e pelo que ficou escrito, não teve um procedimento correcto, prejudicando uma marcha, prejudicando as pessoas que hoje não realizaram o seu costumeiro exercício físico, passando por cima da entidade que tutela o calendário e tentando boicotar o seu trabalho. 
Parabéns à Câmara Municipal que conseguiu uma meia e muito triste vitória conseguindo reduzir a frequência das pessoas (com ou sem tempestade Leslie, com ou sem outras actividades semelhantes no centro do Algarve) a uns meros 300 participantes. Não estavam à espera de tantos? Lamentamos a vossa desilusão.
Parabéns, estes sim reais e sinceros, ao IPDJ, ao seu Director, aos técnicos e funcionários, entre os quais os que não são da área do desporto, e aos voluntários que não pertencendo aos quadros do IPDJ, prescindiram do conforto dos seus lares, a um domingo, e levantaram no terreno a  marcha perfeita, sem custos, sem acidentes, sem enganos, com alegria e a contento de todos. Para o IPDJ não há FAM. O que há é FOME de desporto, actividade física para todos e consideração pelos seus marchantes dos domingos. 
Parabéns às Câmaras de Loulé e Alcoutim que, apesar da tentativa de desmobilização, estiveram presentes.
As fotos estão no local habitual, AQUI.

2 comentários:

  1. https://www.facebook.com/largodaforcavrsa/

    ResponderEliminar
  2. Só falta acrescentar a esse bonito texto por si elaborado, que os percursos efectuados pelos desportistas na manhã de Domingo, foram os sugeridos pela Autarquia. O texto ficava 100% composto, se assim o tivesse escrito.

    ResponderEliminar