sábado, 1 de junho de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA - LITTLE CANYON BY PEGADAS À 4ª FEIRA- 31-05-2019

A juventude de hoje, alguma, a que ainda lê, a que não considera o livro um objecto estranho e desconhecido, delicia-se com os super heróis. O Wolverine, o Super Homem, o Homem Aranha, o Hulk, o Capitão América, o Batman, o Thor, e muitos mais. A juventude dos anos 60 e 70, na ausência dos smartphones, das playstation, das xbox e da internet, lia e muito. Na banda desenhada pontificavam os heróis, também produto da imaginação de desenhadores e escritores, mas um pouco mais reais, retratando figuras cujos super poderes não passavam da habilidade em cavalgar toda a sela, laçar uma vaca e na rapidez do saque da pistola. Os heróis daqueles tempos eram os cowboys, o Billy Lhe Kid, o Cisco Kid, o Buck Jones, o Zorro, o Roy Rodgers, o Kansas Kid o Red Ryder. Todos eles viajavam pelo oeste americano fazendo o bem, e derrotando os maus. Mas naqueles territórios inóspitos, onde cavalgavam, havia sempre um Canyon que era necessário atravessar, vigiando as escarpas e os espaços esconsos onde se podiam abrigar as quadrilhas de malfeitores. Os nossos heróis atravessavam-nos a galope de pistolas nas mãos, guiando os cavalos com os joelhos, disparando para todos os lados, eliminando os traiçoeiros inimigos, escondidos lá no alto, ou abrigados atrás dos rochedos que ladeavam o canyon. 
A "cowboiada" do Corridas à 6ª feira reviveu a cavalgada da conquista do Oeste. O nosso canyon é real, produto da descoberta desse cowboy dos tempos modernos, o pistoleiro Anthony Saints, que armado de enxada desbravou aquele desfiladeiro, abriu-lhe as entranhas, escavou escadarias, afugentou as almas penadas das antigas quadrilhas e permitiu uma passagem, hilariante, em pleno interior da mata das Gambelas. O Xerife Saints não é um super herói, nem um cowboy da conquista do Oeste, é um homem dedicado que dirige uma "quadrilha" de inebriantes marchantes e corredores, que inventa percursos e abrilhanta eventos. Não destrói inimigos, não dispara a esmo, não elimina quem o desafia. O Anthony Saints, constrói, edifica, une. Este sim é real e as suas gestas não serão transformadas em banda desenhada, mas deixam-nos de cara à banda.
O Corridas hoje liderado por outro cowboy dos tempos modernos, o Oswald Mountain, outrora com o seu fundador o Marshal Louis Saints, continua a dominar este Sul algarvio e não há necessidade de chamarmos o Búfalo Bill nem o Kit Carson. Já cá temos os nossos super heróis, hoje 241, bem reais de carne e osso, uns com mais carne, outros com mais osso. 
Imaginem que até tivemos, no final, "O Cavaleiro" à nossa espera com as suculentas bifanas e a refrescante cerveja. Foi o Faroeste, ou não? 
As fotos estão AQUI.

3 comentários:

  1. Sim. Vivemos/Revivemos passagens da vida da nossa época. Tirei dificuldades em reviver/viver a vida da época de hoje pq não sei identificar o que move a juventude atual, nem sei se resumido, terão histórias hilariantes para contar.
    Forte abraço Jorge.

    ResponderEliminar