quarta-feira, 26 de junho de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 26-06-2019


Há pneus nos automóveis, há pneus nas barriguinhas de muitos, especialmente nos que se banqueteiam, voluptuosamente, atrás de uma mesa recheada e há os pneus do António, não o seu inexistente pneu abdominal, mas os pneus que ele descobre nas suas deambulações pelos mais esconsos caminhos do concelho de Faro. O António talvez seja o habitante desta nossa cidade que melhor conhece os seus arredores. O homem descobre caminhos, veredas, socalcos, desfiladeiros, canyons, riachos, montes, vales, torres, florestas e até descobriu um parque de pneus. Descobrir o local onde algum maroto, inimigo da reciclagem, abandonou os seus inúteis pneus, pode ser obra do acaso, mas vislumbrar alguma utilidade para eles já é mérito do descobridor.
A obra do escritor americano Steven Saylor, situa-se nos tempos do império romano e, produto da sua fértil imaginação, a crimes daquele tempo, resolvidos pelo detective da época, Gordiano, o Descobridor. O António é o nosso Gordiano dos tempos modernos. Não descobre crimes porque vivemos em época de paz, longe de César, Pompeu, Crasso e Cícero, mas descobre locais dando novos caminhos ao mundo e se ainda houvesse mundo para descobrir, ele seria o Fernão de Magalhães e, na sua bicicleta voadora, atravessaria estepes e montanhas e não ficaria, ao contrário do Fernão, pelo caminho, nem entregaria a glória final ao Sebastião Elcano, esse basco que hoje os nossos vizinhos reivindicam, como se tivesse sido exclusivamente deles, a glória da primeira viagem de circum-navegação ao globo terrestre.
Mas isto não interessa nada, como diria uma "pimbalhona" televisiva. O que interessa é que o que pareceria inútil se transformou, pela segunda vez, num acto hilariante e divertidíssimo. Era vê-los e vê-las de rastos, de joelhos, de gatas atravessando obstáculos e outros mais "vivaços" (ai, ai, a desculpa da coluna) passando ao lado, violando as regras da pseudo-competição. Uma risada pegada, um evento diferente, uma sã convivência, um evento propício ao reforço da unidade que já é apanágio deste extraordinário grupo. Os 159 que, com mais ou menos pneus abdominais, enfrentaram os pneus de borracha, deram por bem empregado o tempo despendido.
Parabéns António Gordiano Santos, o Descobridor.
Um agradecimento muito especial ao Equinostrum, por nos recebeu de forma desinteressada e muito simpática e também por nos autorizaram a foto de grupo e uma volta de honra, naquela arena onde em tempos remotos existia uma praça de touros e onde hoje, felizmente, existe um redondel para exercitar cavalos. Uma promoção digna de nota, a promoção do horror à nobreza do cavalo.
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário