quinta-feira, 20 de junho de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - ESTOI/CERRO DO MALHÃO - 19-06-2019

A concentração foi no Largo da Igreja Matriz de Estoi, um largo que não deixa ninguém indiferente. A Igreja Matriz ou Igreja de S. Martinho de Estoi foi construída utilizando a ermida medieval de S. Martinho ao tempo aí existente. O terramoto de 1755 não poupou a igreja e a sua reconstrução manteve os traços da antiga ermida, mas deu-lhe uma nova fachada, agora em estilo neoclassicista, isto é,  revivendo a antiguidade clássica ou um regresso aos clássicos. A escadaria exterior impressiona pela monumentalidade que quase ofusca aquela que a exige para o seu acesso. A calçada irregular, perigosa, parece forçar os crentes a percorrê-la de olhos no chão, humildes, reverentes, como penitência dos pecados, antes da entrada no templo. 
O Pegadas fotografou-se ali, debaixo do manto divino, sentado nos degraus, não fosse o Martinho, o Santo morador, castigar com um escorregão algum pecador menos atreito aos benefícios da confissão.
Pecadores ou não, quase todos subiram até ao alto, agora do Malhão, 346 penitentes metros, primeiro em desnível suave, depois em acentuada inclinação. Subiram o Malhão, mas ninguém "malhou" com os costados no chão. Foi ali a verdadeira penitência, os pecados diluíram-se nas vistas que dali se contemplam, todos desceram, purificados e declarados anjinhos de asas brancas, dos céus até Estoi. Nesta noite, em muitas casas de Faro, brilharão celestiais luzes e pelo menos esta noite, talvez devido ao cansaço ou à recente adquirida pureza, muitos pecados carnais se evitarão. 
Temos de repetir a penitência, esta gente do Pegadas peca que se farta e só o Malhão os salvará. 
O António Santos pensou, realizou e acolitado pelo Ray, Orlando, os dois Franciscos e a inevitável Paula, calcorrearam a montanha largando setas e fitas que contribuíram para o enorme sucesso deste evento, praticado por 169 trepadores. A foto acima é do enorme grupo, a do lado é dos seis magníficos. 
Ver as fotos dos anjos, arcanjos, querubins e serafins, AQUI

1 comentário:

  1. É inconfundível a pureza dos pegadas, deste enorme grupo, das gentes que gostam de caminhar ou de correr connosco, sejam deste grupo, sejam de outros grupos. Já estou a pensar irmos ao cerro do Guilhim com partida e chegada dentro dos jardins do Palácio de Estoi. Quem me ajuda?

    ResponderEliminar