terça-feira, 6 de agosto de 2019

COOL RUNNERS - LOULÉ

Nos meus tempos de jovem imberbe e imaturo, vendiam-se, nas lojas da especialidade, uns livrinhos de banda desenhada pequeninos que se guardavam em qualquer minúsculo bolso. Na contracapa, se bem recordo, tinha uma frase que dizia: "tamanho não é qualidade, o miolo é que importa". 
O Cool Runners faz-me lembrar o antigo Condor Popular. Nunca foi grande, mas nunca foi minúsculo. Manteve aquele formato de bolso que o torna manuseável e de fácil leitura tal como o Condor. O editor do "livrinho", o João Serafim, vai, pacificamente, sem levantar ondas, do alto da sua modéstia, eficiente, de uma calma que até irrita, ignorando olimpicamente qualquer comentário menos apropriado, marcando os seus percursos com eficiência mas sem espavento, alternando a facilidade da cidade com saídas mais íngremes, passando do Cadoiço a Sta Luzia, do Santuário da Mãe Soberana ao Paixanito, do Cilindro à Goldra. O João faz tudo quase sempre só, a espaços ajudado pelo Luís, não refila, não se lamenta, nem pede ajuda. O João é um masoquista mas é desta massa que se fabricam os santos. O João, num dia ainda muito longínquo, terá lugar à direita de Deus Pai e será certamente o primeiro organizador de marchas/corrida no céu. Aquelas alminhas precisam de exercício físico. É que isto de passar a maior parte do tempo de joelhos a ouvir missas e em penitência não pode continuar sob pena de ninguém querer ir para lá.
Os Cool Runners formaram-se de uma dissidência de um grupo que surgiu em Loulé e que foi definhando por razões que não interessa escalpelizar agora. Os Cool foram recebendo alguns dissidentes e arregimentando outros, aumentando o seu núcleo duro e criando em todos uma unidade digna dos maiores encómios. O Cool Runners é uma realidade sem fim à vista e nós, apesar da nossa provecta idade, lá vamos todas as segundas feiras, em romaria, até Loulé saindo de lá revigorados e de alma pejada de amizade.
Os Cool são como o Condor Popular, pequenos mas de uma qualidade enorme e deixam no nosso espírito a vontade de todas as semanas, qual Condor, os adquirir e devorar numa leitura ansiosa e rápida.
Obrigado João Serafim.

1 comentário: