sábado, 10 de agosto de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA - 6º ANIVERSÁRIO - 09-08-2019

E esta noite festejou-se, mais uma vez, a sexta. Quem diria que de um acontecimento fortuito e perfeitamente acidental, nasceria um grupo que cresceu, cresceu, solidificou-se e hoje é uma referência no Algarve. O Corridas faz-nos lembrar a descoberta, também acidental, da aspirina. O alemão Felix Hoffman extraía da casca do salgueiro um extrato que, julgava ele, iria combater as infecções. Ao testar esse extrato verificou que não eliminava as infecções mas que, inesperadamente, diminuía a febre. Hoffman juntou à salicina (produto extraído do salgueiro) a substância acetil e assim se inventou o ácido acetilsalicílico, ou a vulgaríssima Aspirina. 

O Corridas não precisou do Felix Hoffman nem das suas descobertas acidentais. O Corridas tinha o Luís Santos que, perante os ingredientes da primeira experiência, soube misturá-los e criar um produto novo sem enganos nem desvios. O Corridas é hoje uma vacina combatente da doença do sedentarismo. O Corridas, passado o tempo em que todos os produtos estão proibidos de serem copiados, já tem muitos genéricos espalhados pelo Algarve. O Corridas é uma inspiração, que não perdeu o fôlego, hoje mantido em força pela mão do sucessor na liderança, o Osvaldo Serro. 
O Corridas festejou hoje, pela sexta vez, o seu aniversário, onde o que menos interessava era a repetição da corrida inaugural. O que interessava era mesmo a comemoração, que decorreu de forma aceitável, com alguns desvios mais "enchouriçados" e outros menos ... próximos. Talvez fosse bom repensar o significado das palavras união e partilha. Mas foi muito bom.
O Luís conta assim a história e ele é que sabe como foi que tudo começou:
"Nove de Agosto de 2013, a Origem: 
Há seis anos - como o tempo voa - os Algarvios não saíam à noite para correr ou caminhar. Havia alguns casos isolados de "loucura" desportiva e alguns amigos de Quarteira (Quarteira Night Runners) que se lembravam de correr juntos à noite. Grupos informais de corrida/marcha? Dezenas e centenas de pessoas a correr ou a caminhar à mesma hora, no mesmo local? Isso era Ficção Científica.

Nesse ano, no final de Julho, houve alguém que reparou que ia haver noite de Lua Cheia no dia 9 de Agosto, uma sexta-Feira e, em consequência desse fenómeno lunar, ia estar maré muito vazia perto das 21:30.
"Então e se ..." daqueles momentos inocentes em que se tem uma ideia e nem se pensa nas consequências, positivas ou negativas. Uma ideia simples onde nunca se podia prever que ia gerar tanta dinâmica.
"... fizermos uma corrida na praia do Barril, que aquilo fica tipo pista de atletismo com a maré vazia?"
Da ideia à criação do evento foi um clique no Facebook.
A data foi-se aproximando e alguns clicavam em "Vou". Mas será que realmente alguém ia aparecer? Foi essa a dúvida que nos acompanhou na viagem de Olhão para Pedras Del Rey. Sim, íamos ter de percorrer cerca de 20km de carro para ir correr a uma praia, como se perto da nossa casa não houvesse a possibilidade de correr. Até isso era estranho.
Chegámos lá e já lá estavam uns. Depois apareceram outros. No total éramos 10. WOW!
Carlos Godinho, José Colaço Afonso, Miguel Domingos,  Jose Pimenta, Sílvio Horta, Isac Vilhena, Tânia Cabrita XavierLénia GamitoDelio Brito e Luís Santos.
E lá foram, num ritmo que todos conseguiam acompanhar, a correr. Chegaram ao molhe da ilha de Tavira, pararam, viram as estrelas e voltaram a correr para fazer o caminho de regresso.
No fim, em Pedras del Rey, um sentimento geral de satisfação, de um momento bem passado.
Antes de se despedirem e voltarem para casa, alguém fez outra pergunta inocente: "Então e se repetíssemos na próxima 6ª Feira, à mesma hora, num outro local?"
Tem sido assim, até hoje, ao longo de 313 semanas"
Vejam as fotos de hoje AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário