sábado, 31 de agosto de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA/LET´S GO RUN - CORRIDA BRANCA - 30-08-2019

Mais um mega evento da parceria Corridas à 6ª Feira/Let´s Go Run. Em vésperas da Noite Branca, em Loulé, o pontapé de saída foi no Aquashow. Aliado ao exercício físico, principal razão da existência do Corridas à 6ª Feira, há o chamariz da utilização da piscina de ondas do parque. Os eventos da Let´s Go Run têm sempre um incentivo paralelo ao objectivo principal. Umas vezes o Zoomarine, outras o campo de golfe, a piscina, o brilho dos adereços, a distribuição de camisolas, o halloween. 
Façamos, com propriedade ou talvez não, algumas reflexões sobre este tipo de eventos e sobre as motivações que levam as pessoas a comparecer. Eles têm como finalidade atrair pessoas para o exercício físico, ou simplesmente são divertimentos mais ou menos conseguidos, mais ou menos apelativos? Será que, por cada mega evento, se conquistam alguns para os outros eventos, ditos normais, das 6ªs feiras ou de outros grupos informais? As pessoas movem-se pelos extras que a organização põe à sua disposição? Porque é que as sextas feiras, ditas normais, têm uma frequência muito abaixo dos mega eventos? Porque é que nos mega vemos caras que nunca mais vemos nos normais? Porque é que muitos dos presentes ficam nos locais de partida, à espera da abertura da piscina, outros que partem para suas casas depois da exibição dos golfinhos, outros que só aparecem quando há camisolas para distribuir e muitos que só marcham no percurso porque têm a curiosidade de ver o caixão e o esqueleto do Halloween? 
Entretanto, nas sextas feiras normais, são sempre os mesmos que aparecem, de tal forma que se constituiu um núcleo de amantes das caminhadas, indiferentes aos Zoomarine e Aquashow, cuja preocupação com as camisolas é nula, e em que a sua presença é motivada, simplesmente, pela salutar prática do exercício físico. São esses que mantêm o grupo em actividade, são esses que, no boca a boca, trazem mais alguns aos eventos sem lhes acenarem com camisolas, espectáculos ou outras ofertas. Nós, que nos batemos, desde a formação deste blog, pela promoção do exercício físico, ficamos algo frustados porque o esforço despendido pela organização, com mobilização de grandes meios e pessoas, que se voluntariam, gratuitamente, na marcação do percurso, na recepção, na colocação em cruzamentos, na chegada, só é reconhecido pelos habituais frequentadores do Corridas, os tais, os habitués. Os outros, que só aparecem porque há incentivos extra, que não a prática de exercício físico e que são quem mais reclama (ontem isso aconteceu), não merecem o esforço de tantos, porque esse esforço é visto como uma obrigação e nem percebem que lhes está a ser fornecido uma noite diferente e de forma gratuita. Fica a intenção da Let´s Go Run. Fica a publicidade ao exercício físico. Fica a satisfação de terem conseguido realizar mais uma corrida/espectáculo. Fica a constatação da presença de muitas dezenas de crianças e jovens (a escolha da foto acima não é inocente) e pode ser que este evento lhes incuta o gosto pela prática do exercício. Mas também fica a constatação das muitas dezenas que ficaram no parque (há fotos que o provam), voltando costas à caminhada. Pode ser que alguns, os que caminharam, se convençam em aparecer mais vezes. Fica a nossa opinião, sujeita, como todas, à duvida e à contestação.
Sobre o evento de hoje que há a dizer? Houve camisolas brancas, houve piscina de ondas, houve decoração exterior e interior e houve o mais importante, a marcha/corrida e esta última vertente foi a que mais interessou e aqui a contribuição, gratuita, dos voluntários foi fundamental. Parabéns a eles, aos individuais e ao Bolis Walk & Run, que teima e bem em não se extinguir.
As fotos estão AQUI.

2 comentários:

  1. Há sempre algo a dizer, vou fazê-lo de forma construtiva:
    - ontem à noite, muitos dos participantes ficaram sem T-Shirts porque os utentes do Aquashow, levantaram t-shirts e não participaram no evento.
    - Este é, talvez, o evento mais mediático do Algarve;
    - Prima-se pelo primeiro impacto, isto é, a entrada, o momento hilariante antes da corrida, a piscina, a brancura do evento e, depois, à chegada, usufruir daquele espetáculo, é coisa singular.
    - Mas, do ponto de vista da corrida, marcha, o percurso não tem condições para a participação de carrinhos de bebés, como afirmativamente foi divulgado, ao meu lado, uma participante, disso se queixava.
    - O percurso de caminho de terra muito estreito e empoeirado, deixava as pessoas um pouco sufocadas.
    - O mediatismo do evento deve também primar pelas condições para uma boa prática do exercício físico em prol da saúde e do bem-estar.
    - Ausência completa, da GNR, não se justificava, pela escolha do pergurso, bem o pederia ser feito por caminhos mais propícios para a prática do mesmo.
    - o mediatismo dos 5 ou 7 eventos anuais, pelo que acabo de ler e de constatar, não se deve ao grupo, parceiro da Let's Go Run, mas sim, à utilização do espaço, à entrega de camisolas, ao momento em que são feitos, aos patrocinadores, a todos os grupos que existem no Algarve, claro, incluindo o das sextas-feiras, à carolice dos colaboradores, à divulgação e partilha do evento e, por fim, o mais importante, à insistência e ao trabalho do Rui Costa, como administrador da Let's Go Run.
    Procure-se daqui, aproveitar experiências, que levem à melhoria dos eventos.

    ResponderEliminar
  2. Só estou disponível às quintas-feiras, tento não faltar. Abraços

    ResponderEliminar