sábado, 24 de agosto de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA - ALTE - 23-08-2019

Uma prestação do Eduardo, para os amigos Edu, em prol do Corridas à 6ª Feira, numa estreia em localidade onde ainda o grupo nunca esteve.
Melhor local de partida não é possível encontrar. A Fonte Grande é um local de visita obrigatória para quem vem a Alte, uma das "Aldeias Mais Portuguesas de Portugal", vencida por Monsanto num já longínquo 1938, num estranho concurso promovido pelo Botas de Santa Comba. Alte não ganhou o concurso mas ele deu-lhe fama e ainda hoje é uma das aldeias mais belas e melhor conservadas do Algarve.
O Edu, homem de antes quebrar que torcer, apesar da limitação na sua locomoção, provocada por um acidente que quase lhe roubou a vida, meteu-se a brios e proporcionou esta visita a Alte. O Edu aparece muitas vezes no Corridas, normalmente acompanhado pela sua fabulosa filha, que o ajuda a transpor alguns obstáculos mais difíceis. O Edu é uma figura digna de ser apreciada, pela autonomia que consegue (já o temos visto em Loulé a servir-se das repartições oficiais sem qualquer ajuda), pelo esforço de uma sobrevivência normal, pelo bar que alimenta, o Olho de Boi, exactamente na Fonte Grande e onde vamos sempre tomar o nosso café, ou uma mini, quando vamos a Alte e são muitas essas vezes, visto que por ali temos alguns amigos. O Edu idealizou e marcou, com a ajuda da sua filha e até à 1 da manhã, um percurso interessante e que esteve a contento dos 144 campeões que não se importaram de ir até à fronteira do barrocal com a serra algarvia. Foi uma mistura de terra batida, alcatrão, passagem por Benafim Pequeno e regresso à Fonte Grande.
Alte é a terra do poeta Cândido Guerreiro e na Fonte Pequena há inúmeros azulejos com poemas seus que homenageiam a sua terra natal. Salientemos este:
Porque nasci ao pé de quatro montes
Por onde as águas passam a cantar
As canções dos moinhos e das fontes
Ensinaram-me as águas a falar.
Se voltarem a Alte durante o dia, visitem a Igreja Matriz e a queda do Vigário. A Fonte Pequena e a Fonte Grande já foram visitadas hoje.
No evento de hoje a ajuda foi dada por quem? Pois quem haveria de ser? O Osvaldo e a sua Rosinha, o Rui e a sua Filomenazinha, a Cristina e o Jacinto. São estes os voluntários excelentíssimos de hoje. Os parabéns de hoje vão para eles e claro para o enorme Edu e sua filha Daniela. 
Um agradecimento especial à Junta de Freguesia, pelas águas, música e iluminação do local.
Fotos AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário