quinta-feira, 29 de agosto de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - TRAIL CURTO À TORRE DE PISA - 28-08-2019

A Torre de Pisa, a inclinada, a que recebe, diariamente, milhares de visitantes, a que é uma preocupação constante dos italianos, receosos de perderem aquela fonte de divisas, merece toda a atenção pelo que representa, como monumento belíssimo, que teima em se inclinar perigosamente. Diz a física que um objecto se mantém em equilíbrio se a vertical do centro de gravidade cair na base de sustentação. A Torre de Pisa cairia se continuasse sem uma intervenção drástica. Ela ocorreu de 1990 até 2001, introduzindo uma placas de chumbo no terreno e, dizem os especialistas, garantindo a sua sustentabilidade por mais 200 anos. 
Por curiosidade e depois de uma pesquisa pela internet, descobrimos que há um edifício em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, denominado "Capital Gate” que é mais inclinado que a Torre de Pisa e é o mais inclinado do mundo. Mas este não cai porque a sua inclinação foi propositada.

Ora a nossa Torre de Pisa, descoberta pelo António Santos, vai cair um dia. A invejosa já se inclina como a de Pisa, mas a pobretanas não merece qualquer intervenção e muito menos a visita de turistas curiosos. Não fossem os Pegadas e a nossa torre permaneceria incógnita dos algarvios. Vê-mo-la da nacional 125, não lhe dedicamos 2º olhar, ficamos indiferentes à sua inclinação e caia ou não caia, que se lixe, não vive lá ninguém, é simplesmente uma chaminé que vomitava fumo quando algo se cozia na sua base. 
A construção da Torre de Pisa começou em 1173. A nossa chaminé, não sabemos quando, nem interessa. Uma é Património Mundial da Humanidade, a outra não é nada. Uma é revestida em mármore branco, a outra é em tijolo burro. Nós gostamos pouco da nossa, os italianos gostam muito da deles. 
António Santos, que tal organizar uma escapadinha até Pisa, para visitarmos o Campo dei Miracoli onde se situa a catedral e a famigerada Torre? 
A marcha/corrida de hoje foi de uma beleza já habitual, neste que é o maior grupo informal localizado numa localidade, uma marcha interessante pelo meio dos pinheiros e eucaliptos, num traçado classificado de 1.000 estrelas pela Arminda que é uma frequentadora assídua de muitos grupos e sabe do que fala.
Falta acrescentar que participaram 134 corredores/marchantes, um pouco menos do que o habitual por razões que desconhecemos.
As fotos estão AQUI.

1 comentário:

  1. A 2a. quinzena do mês de Agosto, férias,é motivo da diminuição de participantes.
    Quanto à descoberta da real Torre de Pisa (aquela), porque a nossa é a Torre de Pizza, porque não!
    Pegadas pelo mundo, vão a todo o lado.

    ResponderEliminar