sábado, 30 de março de 2019

CORRIDAS À 6ª FEIRA - TÔR - 29-03-2019

Tôr ou Thor, palavras quase homófonas (se é que existe o quase)
Divaguemos então pelos meandros insondáveis da mitologia nórdica.
Thor era um deus nórdico que dominava as batalhas e os trovões. Thor era enorme, devorava uma vaca inteira e tinha um martelo que atirava aos inimigos, esmagando-os. O martelo de Thor voltava sempre à sua mão, imundo e grosso como o mostrengo do Pessoa.
Ficam sempre bem nestas pseudo crónicas algumas curiosidades em que fingimos uma cultural geral sustentada numa fácil consulta à Wikipedia. A curiosidade de hoje é a seguinte: a palavra inglesa thrusday (quinta-feira) deriva de Thor´s Day, o dia de Thor. E esta heim!
Tôr é uma pequena povoação do concelho de Loulé, pertencente à União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim. Não há por ali martelos à espera de nos destruir, mas há uma Presidente, ou Presidenta como diria a Dilma, com poderes semelhantes a Thor e que reina naquele "reino". Força não lhe falta, não devora uma vaca inteira, nem um frango certamente, mas, sem martelo, tudo passa pela sua mão. Tem nome de flor, mas é rija como um tronco, geniquenta como uma formiga e ao contrário do bruto do Thor é uma simpatia de pessoa. 
Pois é, a nossa amiga Margarida lá montou mais uma corrida para o pessoal das sextas feiras. Teve a ajuda da Sociedade Recreativa Torense, da Casa do Povo de Querença e da Associação dos jovens da Tôr, mas não do Thor, de que não precisa, bastou a alma dela, a sua força. 
O percurso foi durinho, com veredas ladeadas de verde, ribeiras com pedras em vez de água, mas lindo, com subidas que nem o martelo do Thor transporia, mas os elementos do Corridas (158) chamaram-lhes "um figo". 
Foi uma jornada gloriosa, como são todas as que temos realizado naquela União de Freguesias.
As fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário