quarta-feira, 13 de março de 2019

FARO, PEGADAS À 4ª FEIRA - 13-03-2019

A Torre de Pisa, situada numa praça denominada Campo dei Miracoli, em Pisa, Itália, foi construída em 1173 e logo que a construção terminou começou a inclinar-se devido a um erro de cálculo quando das fundações e a um solo muito instável. A Torre tem cerca de 56 metros de altura e tem sido, ao longo dos anos, uma constante preocupação das entidades responsáveis locais, que veem na sua inclinação, a possibilidade de um desmoronamento fatal. Diz a física que se uma linha vertical que passe pelo centro de gravidade de um objecto, cair dentro da base de sustentação, ele será estável. A Torre de Pisa corria o risco de essa linha vertical caír fora de base de sustentação. Tudo ruiria e com essa queda a receita da cidade diminuiria com o crash de visitas que ali se deslocam com a única finalidade de olharem para a caprichosa torre, que teima em inclinar-se, subserviente, à ditadura de um solo instável.
A nossa Torre de Pisa, do Vale da Venda, de S. João da Venda ou do Arneiro é muito mais estável, menos famosa e não contribui em nada para o incremento turístico da região. Não cai, não abana, resiste aos ventos e intempéries e a sua ligeira inclinação talvez viole as leis da física, marimbando-se para o centro de gravidade e para a base de sustentação. Ali está ela plantada ao lado da EN 125, quase incógnita e se não fosse o Pegadas à 4ª Feira, que, pela segunda vez, a visita, seria uma completa desconhecida dos algarvios.
O Pegadas é um grupo entusiasta e não alinha em inclinações de torres caprichosas. A modéstia do Pegadas permite-lhe, tão somente, entusiasmar-se com a modéstia da nossa torre. 
Foi boa a visita, as vozes ecoavam na floresta, as risadas afugentavam as fantasmagóricas sombras, a alegria imperava e ali estava ela a modesta e incógnita torre a vê-los passar, alguns observando, outros indiferentes à sua presença, outros sem repararem na sua existência. 
As marcações do percurso estavam, como sempre impecáveis. 
O Pegadas, um grupo importante e reconhecido na cidade de Faro, irá passar por um período de indefinição. Na disciplina de marketing estuda-se o ciclo de vida de um produto. Todos os produtos têm um fim. O produto Pegadas ainda está muito longe do seu fim. Seria um crime matá-lo quando se encontra no apogeu das vendas. E mais não digo. 
As fotos podem ser vistas AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário