domingo, 3 de março de 2019

MARCHA DE MONCHIQUE - 03-03-2019

Dante Alighieri, no Sec. XIV, na sua famosa Divina Comédia, descreve o Inferno como um local de sofrimento dentro da terra. Em nove círculos Dante impõe sacrifícios cada vez mais violentos quão mais profundos são esses círculos. Hoje estivemos dentro de um deles, não merecendo qualquer castigo mas imaginando o sofrimento que aquelas populações passaram em 2018. A paisagem infernal, as árvores mortas pelo fogo, o cinzento triste das terras queimadas, a tentativa ténue da renovação verde que já se nota a espaços, a paisagem ainda desnuda, de troncos fantasmagóricos, horríveis, revela bem aquele inferno vivido pelos monchiquenses, como se Dante Alighieri estivesse ainda vivo e se inspirasse naqueles arredores para descrever o seu Inferno. 
Os marchantes levaram vida aquela paisagem morta. Os seus olhares húmidos de comoção levaram esperança aquelas populações sofredores, mas corajosas, que poucos meses depois já levantam as cabeças orgulhosas com a vontade férrea de sair do inferno que lhes foi imposto, entrando no Purgatório, em direcção ao Paraíso, completando assim, com sucesso as três partes da obra imortal de Dante, a Divina Comédia.
A marcha foi bem organizada, o tempo estava excelente, a Feira dos Enchidos bem agradável, os pães com torresmos ofertados pela organização eram excelentes, os petiscos da feira encheram-nos os depauperados estômagos e recuperaram-nos os músculos, depois daquele interminável carrossel que caracteriza os arredores da bela Monchique.
Foi um dia muitíssimo bem passado longe do bulício dos carnavais do litoral, das TVs e do ruído estranho que nos vai representar em Israel. Obrigado à Câmara Municipal de Monchique pela disponibilidade em, apesar da desgraça que a atingiu, nos receber e montar a tradicional Feira do Enchidos. A vida continua e os monchiquenses sabem ultrapassar os reveses da fortuna com determinação.
Estiveram presentes autocarros de Albufeira, Aljezur, Loulé (2), Olhão e Portimão. Monchique merecia mais, merecia tudo. Algumas autarquias não quiseram lá estar, não quiseram, ou não puderam visitar o concelho mártir. Paciência, lamente-se.
As fotos estão AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário