quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PRÓXIMA MARCHA - ALGOZ

Algoz, singular palavra. Qualquer dicionário nos dirá que algoz significa carrasco, ou seja o homem que executava os condenados à morte, separando-lhes a cabeça do resto do corpo. Mas qual a origem deste nome dado à simpática localidade do concelho de Silves, onde iremos marchar no próximo domingo?
Há quem diga que provém da palavra árabe “Al-Gûzz”, nome de uma tribo árabe que ali se teria fixado no século XII.
Mas eu prefiro a explicação que se segue, retirada do “site” da Junta de Freguesia:
“Outra explicação, também curiosa, é a que afirma que, quando a povoação estava nos seus alvores de fundação e ainda sem nome, resolveram os moradores reunir-se para dar o nome à sua povoação.
Uma vez reunidos resolveram fazer uma procissão, levando nela a imagem em tamanho natural de um santo, mas o lugar que havia de ser ocupado pelas ruas estava ainda coberto de arvoredo e, em determinado ponto do percurso o andor não pôde passar porque a passagem era impedida pela pernada de uma árvore. Pediram então ao dono que a cortasse para que o andor pudesse passar, mas o dono opôs-se.
De imediato se levantou a discussão e o pároco para evitar maiores desavenças, decidiu cortar a cabeça ao santo, para que o andor pudesse passar. Assim foi então feito. Como a maior parte da freguesia era inimiga do padre, decidiram, para registar a malvadez deste, dar à localidade o nome de Algoz”.
No domingo ali estaremos, com a certeza que aquela simpática gente será incapaz de nos cortar o pescoço, até porque o padre já é outro, e o actual não deve ser de grandes marchas.

2 comentários:

  1. Olá
    Esperamos que o São Pedro vá marchar connosco mas sem chuva. Por estamos estaremos por cá para os receber com muita alegria e boa disposição.
    rosinda - Algoz

    ResponderEliminar
  2. Nas minhas andanças por terras do Médio Oriente,mais precisamente no Iraque,na estrada de Bagdad para Najaf encontrava-se uma placa indicativa de localidade(nunca lá fui) que dizia precisamente Algoz.

    ResponderEliminar