sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ESPAÇO TEMÁTICO

Calçado para a sua marcha e corrida – Uma boa escolha
O início aguardado do Calendário Regional de Marcha Corrida do Algarve 2011/2012, marcado para este mês, poderá ser o mote para a compra de um calçado desportivo que melhor se adeqúe ao seu pé, para a prática regular de marcha e corrida.
O mesmo calçado não serve, necessariamente, para todos os indivíduos. O calçado de corrida deve ser escolhido com bastante cuidado, tendo em consideração diversos factores nomeadamente: escolher o calçado em função de experiencias anteriores; problemas com o calçado actual; necessidades biomecânicas (tipo de arco, lesões ortopédicas, etc.); e condições do ambiente (ACSM, 2007).
Os seus pés
Primeiramente torna-se necessário decidir qual o melhor calçado em função do seu pé. Poderá realizar um teste simples para verificar qual o tipo de arco do seu pé. Molhe o pé com água e coloque-se, descontraído, sobre uma superfície que fique com a impressão do mesmo.
Verifique o seu calçado antigo
O seu calçado antigo indica o seu estilo de marcha e corrida. Examine a sola e verifique o padrão de desgaste. De seguida coloque o calçado sobre uma mesa e verifique o desgaste na parte de trás do mesmo, na zona do calcanhar. Se o calçado inclinar para dentro, então você deve realizar uma excessiva pronação durante a marcha e/ou corrida. Se o calçado inclinar para fora, o seu pé poderá ter um arco excessivo (ACSM, 2007).
Estas dicas são apenas linhas orientadoras. Caso tenha dúvida consulte o seu médico, podologista e/ou profissional de educação física. Procure aconselhar-se com um especialista, de forma a encontrar o melhor calçado para os seus pés e seu estilo de corrida. Mantenha-se informado sobre alterações existentes e inovações que a sua marca preferida lhe poderá proporcionar.
Estima-se que um par de sapatilhas perca a eficácia, tornando-se pouco seguros após 400/500km, ficando diminuídas as suas funções, aumentando o risco do utilizador em contrair lesões. Assim aconselha-se que acompanhe o desgaste do seu calçado, tendo consciência que este poderá trazer complicações ao nível do seu bem-estar.
Na hora de escolher o melhor calçado para a sua marcha e corrida
Deverá ter em conta a acomodação, verificando o tamanho do sapato. Cerca de 85% das pessoas tende a usar sapatos pequenos. O calçado desportivo em linhas gerais deve ficar justo mas confortável no retro pé (tornozelo e calcanhar) e folgado (dedos soltos) no ante pé. Verifique a flexibilidade do calçado, este deverá ser flexível na zona do metatarso.
Deverá também verificar:
- O ajuste no tornozelo, que deverá ser justo mas confortável;
- Se os ossos dos tornozelos (maléolos) não tocam no calçado;
- Confirme que a zona mais larga do pé (metatarsos) coincide com a zona mais larga do calçado;
- Se o calçado possui espaço adicional de 0,5 a 1,5 cm de largura, permitindo a expansão do pé;
- Se o calçado possui espaço para expansão na zona do peito do pé;
- Que existe uma folga igual à largura da unha do seu dedo polegar entre o seu dedo mais longo e o inicio da caixa de dedos do calçado;
Está na hora…
Lembre-se que na primeira vez que utilizar o calçado deverá fazer uma adaptação ao mesmo, realizando uma marcha e/ou corrida de curta duração (até 30’).
Aproveite os excelentes recursos naturais existentes na nossa região, desfrute da natureza, convide amigos e familiares e faça exercício físico.
Ser activo compensa!
João do Carmo
Referências bibliográficas:
American College of Sports Medicine – A Running Shoe, selecting and effectively using - Med Sci Sports Exerc. 2007;
(retirado da newsletter do IDP Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário