terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ESPAÇO TEMÁTICO (retirado da Newsletter de Janeiro do IDP)

Porquê ser Ativo? Descubra as 15 razões...
1. Porque os desafios dão gosto à vida: Porque cada desafio da sua atividade, os metros que andou/correu ou a distância que percorreu de bicicleta, irão servir de estímulo para os treinos seguintes;
2. Porque é bom libertar a criança dentro de nós: vá buscar o seu filho à escola a pé e dirija-se a um espaço de jogo e recreio mais próximo. Jogue à apanhada. Brinque.
3. Porque é bom dormir: o exercício físico ajuda a combater distúrbios no sono e consequentemente na redução do cansaço diário.
4. Porque é bom comer: Estudos recentes demonstram que as pessoas mais ativas alimentam-se melhor. O seu corpo saberá o que é o melhor para si.
5. Porque é preguiçoso: Todos somos. Mas o segredo é encontrar algo que lhe dê mais prazer do que estar sentado. Não gosta de dar uma caminhada junto à praia ou pegar no seu saco e deslocar-se à piscina?
6. Porque o cansaço depois do treino sabe tão bem: e nos deixa relaxados.
7. Porque protege do stress diário: o exercício poderá ser um dos momentos de enorme prazer, servindo de escape para a rotina diária. Esse momento é só seu.
8. Porque é bom conviver: Partilhar uma atividade com outros indivíduos, servindo também de mote para conhecer novas pessoas.
9. Porque faz sorrir: o exercício físico é o melhor antidepressivo. Exercício físico regular reduz o risco de depressão e sintomas de tristeza.
10. Porque o seu coração agradece: Estudos revelam que se acumular, pelo menos, 150 minutos de uma atividade física de intensidade moderada poderá reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
11. Porque você deve ser um exemplo: para os seus filhos ou netos, que vêm em si um modelo. Faça exercício e verá que os que estão à sua volta seguirão o seu exemplo. Convide amigos e familiares para andar de bicicleta ou correr.
12. Porque não é só para atletas de elite: Ao fazer exercício físico, para além de todos os benefícios físicos, sentirá mais forte, ágil e resistente, com mais capacidade para encarar o dia-a-dia de forma saudável.
13. Porque é uma poupança segura: Ao investir na atividade física irá poupar em gastos com a sua Saúde.
14. Porque dá para todos: Existem inúmeras opções e atividades adaptadas à sua condição física, que poderá escolher.
15. Porque os benefícios são tantos: que perdemos a conta. São inúmeros os benefícios físicos e psicológicos que a prática regular de exercício físico comporta.
Necessita de mais razões? Vista o seu equipamento e calce as suas sapatilhas, convide um amigo ou familiar e saia para a rua… Faça exercício físico.
João do Carmo
Direção Regional do Algarve do I.D.P.,I.P.
Bibliografia
- Teixeira, P. e Silva, M. (2009) – “Repensar o peso – Princípios e Métodos Testados para Controlar o seu Peso”. Edições LIDEL, Lisboa.
- www.acsm.org;
- www.cdc.gov;

Sem comentários:

Enviar um comentário