quarta-feira, 22 de maio de 2013

PRÓXIMA MARCHA - TAVIRA

Será em Tavira a penúltima marcha do calendário desta época, com excepção das nocturnas programadas para os dias 1 e 9.
Tavira é uma cidade histórica, antiga, foral municipal atribuído em 1266.
Já que ali vamos, apreciemos os seus famosos telhados de quatro águas, sua imagem de marca (no Algarve só existem em Faro e em pequena quantidade). São telhados de origem oriental e tinham como finalidade o aumento da circulação do ar nas casas, tornando-as mais frescas no Verão e isolando o frio no inverno.
Apreciemos, também, a ponte romana, logo ali ao lado do nosso local de concentração. Há historiadores que afirmam que esta ponte, depois de diversas reconstruções, deriva de uma outro construída no sec. III. É um símbolo de Tavira, com os seus sete arcos de cantaria e os seus 86 metros de comprimento,  hoje só pedonal, depois das inundações de 3 de Dezembro de 1989, que muito a fragilizaram.
Apreciemos também algumas das 37 igrejas da cidade, se ao lado de algumas passarmos. 
E por último e para os gulosos como eu, degustem a 8ª maravilha do mundo, o célebre folhado de Tavira. Há à venda em qualquer pastelaria da cidade e, em especial, nas pastelarias ao lado do local de concentração. É uma enorme bomba calórica, mas simultaneamente um maná dos deuses para o paladar.

3 comentários:

  1. Apreciemos também o Quartel do CISMI, hoje RI1, onde o autor deste blog foi um garboso Alferes Miliciano, CMDT da Formação do Comando e Diretor das Escolas Regimentais onde muito boa gente fez a 4ª. classe para tirar a carta de condução - e o subscritor deste comentário Fur. Mil. Sargento de Tiro... nos idos de 1971 e seguintes.
    J.Correia

    ResponderEliminar
  2. Caro J.Correia
    Passei no CISMI um dos melhores tempos da minha já longa existência. Recordo a camaradagem, a amizade entre todos sem distinção de postos. No nosso caso já eramos amigos antes da tropa, mas ainda hoje encontro pessoal daquele tempo que recordo com saudades. Um dos mais assíduos marchantes é o Armando Tinoco que todos os domingos cumprimento com prazer e que conheci no CISMI. Tenho algum orgulho em ter conseguido que muitos soldados tenham saído dali com a 4ª classe, depois de muitas horas de aulas e servindo-me da minha anterior profissão de professor e dos conhecimentos na direcção escolar. Um abraço Zé Correia e obrigado por andares por aqui apesar de não marchante, o que é uma pena. Ainda tenha esperança de te ver de sapatilhas a marchar ao nosso lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, quando me decidi a calçar as sapatilhas para vos acompanhar, a Câmara de Albufeira cortou o autocarro aos marchantes da nossa terra (também é tua em grande medida!). Critérios... Mas, acompanho-vos efetivamente através deste excelente blog que produzes diariamente e reputo de extraordinário elo de ligação entre os marchantes (de sapatilhas ou, como eu, sentados ao computador) de todo o Algarve. Admirável trabalho o teu!
      Voltando à C.M.Albufeira. É curioso constatar que tem como lema... "Albufeira vive o desporto"...
      Grande abraço, Jorge - e continua!
      J.Correia

      Eliminar