quarta-feira, 17 de junho de 2015

CALENDÁRIO REGIONAL DO PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA/CORRIDA - ANÁLISE

Agora que terminou o programa para os anos 2014/2015 impõe-se sucinta análise:
1-É opinião quase unânime que as marchas desta época tiveram organizações meritórias e a um nível superior aos anos anteriores.
2-Não houve cancelamentos de última hora.
3-O número de participantes rondou os 31.000. Na época anterior foram cerca de 26.000.
4-Houve marchas em todos os concelhos do Algarve apesar de em Portimão a organização ser da Associação Oncológica do Algarve. 
5-Em alguns concelhos houve marchas em todas as freguesias (Olhão e Alcoutim).
6-Marchámos com enorme sucesso em Armação de Pêra e em Cachopo, locais habitualmente não incluídos no calendário. Armação já garantiu uma marcha na próxima época. 
7-As autarquias continuam muito comedidas no apoio ao Programa. Há autarquias que, como organizadoras, apreciam a presença de autocarros de outros concelhos, mas não gostam de retribuir a visita.
8-Estatística de presença de autocarros (pode haver erro devido à dispersão de estacionamentos em muitos locais):
FARO............30 
ALBUFEIRA....28
OLHÃO..........23
MONCHIQUE..17
LOULÉ...........16
S.BRÁS..........14
ALJEZUR........13
SILVES..........12
ALCOUTIM.......9
LAGOS............8
TAVIRA............8
V.DO BISPO......7
VRSA...............3
C.MARIM..........2
PORTIMÃO........1
LAGOA.............1 (à sua própria marcha em Estombar)
Algumas reflexões: Faro e Olhão continuam a estar presentes em quase todas  as marchas. Albufeira reconsiderou depois de ameaçar reduzir a sua presença. Monchique, muito bem, apesar das distâncias. Loulé recomeçou depois de um ano de quase total ausência. Aljezur manteve. Silves, depois de 5 anos de ausência começou a aparecer (parabéns ao executivo feminino). São Brás reduziu depois de em anos anteriores nos habituar a presença constante. Alcoutim, com as contas equilibradas, talvez pudesse estar mais vezes presente. Tavira, Lagos e Vila do Bispo, a espaços, deveriam e podiam fazer melhor. Quanto aos outros quatro que se poderá dizer?  Câmaras falidas? Desleixo dos autarcas? Falta de imaginação? Enfim, falta de vergonha, certamente.
Para o ano há mais. Sabemos que o IPDJ, na pessoa do voluntarioso e apaixonada do Calendário Regional, João Alcanena, já está a preparar o próximo calendário. É altura das entidades organizadoras se candidatarem. Depois será a fase de alguns acertos via telefone. Finalmente haverá uma reunião final conjunta com todos para acertar, em definitivo, as datas de cada marcha. E na 2ª quinzena de Setembro, num domingo ainda a definir, lá nos encontraremos novamente. Já estamos com saudades. 

1 comentário:

  1. A propósito dos autocarros, talvez fosse importante uma melhor divulgação (talvez no próprio calendário) dos contactos a utilizar para marcação de lugar nos mesmos, pois aqueles que são divulgados nem sempre são os que podem ser usados para o transporte - são apenas para a participação na marcha. Talvez assim, com uma divulgação mais acessível, o nº de participantes pudesse vir a aumentar.

    Ao Jorge Lopes, o meu agradecimento pela dedicação em manter sempre atualizadas as informações sobre as marchas e ... pelos registos fotográficos!

    Até setembro!

    ResponderEliminar